Um dos maiores opositores e críticos da administração do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), pode concorrer concorrer com ele nas eleições municipais de 2020. Trata-se do vereador Abílio Júnior (PSC), que depois de uma reunião na manhã desta quarta-feira (17) com os deputados estaduais Elizeu Nascimento e Ulysses Moraes, ambos do partido Democrata Cristão (DC), decidiu se filiar ao Democrata Cristão e disputar uma vaga no Palácio Alencastro.
Contudo, nesta reunião, também teria ficado acordado que caso o vereador Felipe Welanton (PV), que também pleiteia a disputa pela prefeitura de Cuiabá, estiver melhor nas pesquisas e tenha o apoio de toda a base de oposição, será ele o escolhido para a disputa contra Pinheiro.
Não é novidade que o clima tem ficado cada vez mais tenso entre Pinheiro e os vereadores do bloco de oposição. Tanto, que o prefeito chegou a dizer que vai entrar com uma ação judicial contra os parlamentares, que segundo ele, andam falando mal dele. Emanuel chegou a chamá-los de “molecada” e dizer que eles fazem denúncias de forma irresponsável. As principais denúncias dos vereadores do bloco de opisição estão relacionadas a área da Saúde. Os parlamentares fazem visitas frequentes às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além do novo Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, que segundo eles não poderia ter sido inaugurado da forma como está.
Nos últimos dias muito tem se falado em um movimento político articulado por vereadores da oposição e políticos afins para que seja lançado um manifesto suprapartidário “Pró Cuiabá 2020”. O objetivo é apresentar uma candidatura rumo eleições municipais para fazer frente a Pinheiro, que saiu desgastado das comemorações dos 300 anos de Cuiabá por ter deixado a desejar em termos de inaugurações de obras, anunciadas previamente por ele.
Além dos citados, também teriam se colocado como futuros pré-candidatos os vereadores Diego Guimarães (PP), Marcelo Bussiki (PSB) e Dilemário Alencar (PROS).
Fonte: PNB Online