Adolescentes de 12 a 16 anos poderão ser vacinados em breve, em Cuiabá

Fonte:

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou na manhã desta quarta-feira (8) que vai a Brasília ainda nesta semana articular a terceira dose da vacinação contra a Covid-19 em idosos. O emedebista ainda quer a inclusão de adolescentes entre 12 a 16 anos para serem imunizados contra o coronavírus. De acordo com Emanuel, a agenda está sendo definida pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, Emanuelzinho (PTB).

“O programa Vacina Cuiabá segue rigorosamente as determinações do Plano Nacional de Imunização (PNI) do governo federal. O Ministério da Saúde liberou a terceira dose [para idosos] e vamos buscar informações para ampliar a faixa etária para os adolescentes. Eu quero Cuiabá inteira vacinada com a maior brevidade de tempo possível”, disse Emanuel durante a sua segunda dose da vacina, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Parque Ohara.

Descentralização da vacina

Emanuel recebeu a segunda dose da vacina na UBS abrindo a nova fase de descentralização da campanha contra a doença que passa a oferecer a segunda aplicação em 14 unidades da Capital.

“A partir deste momento, as demais segundas doses já cadastradas serão aplicadas o mais próximo possível da residência da população. A descentralização só foi possível por conta do recebimento de mais quantidade de imunizantes”, disse o prefeito.

A aplicação das segundas doses ocorrerão nas UBS Ilza Terezinha Picolli Pagot, UBS Jardim União/Jardim Florianópolis, UBS Três Barras e Clínica da Família (CPA 1), na região Norte; UBS Tijucal, UBS Pedra 90 V, UBS Parque Ohara e UBS Jockey Clube, na região Sul; UBS Terra Nova, UBS Pedregal e UBS Dr. Fábio, na região Leste e UBS Novo Colorado, UBS Santa Amália e UBS Novo Terceiro, na região Oeste.

A primeira dose continuará sendo aplicada nos cinco polos já disponíveis – SENAI Porto, Assembleia Legislativa, SESC Balneário, UFMT (drive-thru) e SESI Papa (drive-thru).

Para se vacinar

A vacinação contra a Covid-19 nesses postos irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 13h às 17 horas. A estimativa de aplicação de doses diárias é de 1 mil doses nas regiões Norte e Sul e de 750 doses nas regionais Leste e Oeste, totalizando 3.500 doses por dia.

Para tomar a segunda dose, continuará sendo necessário consultar o cadastro no site clicando aqui e imprimir o comprovante de agendamento (QR code), que indicará o horário e a unidade em que a pessoa estará agendada. No ato da vacinação, é preciso levar o QR code impresso, documento oficial com foto e a caderneta de vacinação recebida na primeira dose. Caso a pessoa tenha perdido a caderneta, que tem valor de documento, é preciso apresentar um boletim de ocorrência.

Fonte: Hipernotícias