Anvisa aprova o uso emergencial das vacinas de Oxford e Coronavac

Fonte:

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está reunida para votar o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19: os imunizantes Coronavac, a ser produzido pelo Instituto Butantan, e Oxford/AstraZeneca, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A Gerência-Geral de Medicamentos recomendou aprovação do uso emergencial das vacinas da Coronavac e da Oxford/Astrazeneca, condicionada ao monitoramento das incertezas e reavaliação periódica. Segundo o relatório, a decisão foi tomada devido ao cenário da pandemia, o aumento de casos e ausência de alternativas terapêuticas.

O encontro começou às 10h10 e tem duração prevista de 5 horas. Ainda faltam as apresentações de duas diretorias técnicas. Em seguida, a relatora dos dois pedidos de autorização, a diretora Meiruze Freitas, se manifestará.
Depois, os cinco diretores votam, um a um, pela autorização do uso emergencial de cada imunizante. A escolha é por maioria simples. Ou seja, para aprovar a vacinação, ao menos três votos devem ser favoráveis. Caso três votos sejam contrários, o uso emergencial não será autorizado.

O parecer final é apresentado pelo diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres. A decisão sobre o uso emergencial das vacinas passa a valer a partir do momento em que os laboratórios forem comunicados. A autorização será publicada no portal da Anvisa, no extra de deliberações da diretoria colegiada. Não há necessidade de publicação da norma no Diário Oficial da União.

Fonte: Repórter MT