Após 4 mortes por coronavírus, Barra do Garças pode adotar ‘lockdown’

Fonte:

O prefeito de Barra do Garças (516 Km de Cuiabá), Roberto Farias (MDB), anunciou nesta segunda-feira (11) que poderá adotar o lockdown (medida mais drástica de isolamento), caso os moradores da cidade continuem desrespeitando o decreto municipal que visa conter o avanço do novo coronavírus (covid-19).

O município registrou quatro mortes pela doença e tem 27 casos confirmados. A escalada do coronavírus em Barra do Garças tem assustado o chefe do Executivo. Segundo ele, existem 27 casos, mas esse número pode ser maior. Farias disse que há 78 pacientes internados, sendo que um está na Unidade de Terapia Intensiva (UIT).

“Estamos muito preocupados com a evolução dos casos aqui em Barra do Garças e eu gostaria de aproveitar e fazer um apelo a todos os moradores. Se tivermos um contágio comunitário, teremos que fazer o ‘lockdown’, e não é isso que queremos”, disse o prefeito.

Lockdown é uma das medidas de distanciamento social. O bloqueio total, como o termo tem sido traduzido, consiste em cercar um determinado perímetro (estado, cidade ou região), interrompendo toda atividade por um breve período de tempo.

De acordo com a prefeitura, parte da população da cidade, bem como os empresários, não têm respeitado o decreto municipal que prevê ações de isolamento social, conforme determina o decreto editado pelo Governo do Estado. O prefeito afirmou que foi obrigado a interditar a rampa náutica localizada no Porto do Baé. O local, segundo ele, vinha sendo usado como ponto de encontro.

“Neste final de semana algo me deixou muito entristecido porque no Porto Baé, na rampa de descida ao rio, havia várias lanchas aglomeradas e muitas pessoas na encosta fumando narguilé, batendo papo. Eu sei que todo mundo está desesperado para ter uma vida normal, mas pra isso acontecer temos que fazer o dever de casa”, declarou Farias.

O prefeito lamentou ainda não ter recebido recursos dos governos federal e estadual para as ações de combate à covid-19. De acordo com Roberto Farias, o município é um dos únicos de Mato Grosso a contar com leitos exclusivos de UTI para a covid-19, sendo 5 no Hospital Municipal Milton Morbeck e quatro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Estamos aguardando os recursos para que novos investimentos sejam feitos. Pedimos ao governador Mauro Mendes 20 novos respiradores, mas até agora não recebemos nenhum. A Prefeitura tem feito de tudo para dar condições para a saúde trabalhar e diante desse quadro devemos adotar novas ações de combate desse inimigo invisível”, ressaltou.

Roberto Farias informou que o uso de máscaras é obrigatório e aqueles empresários que desrespeitarem poderão ser punidos com multas e suspensão do alvará de funcionamento. “A fase de orientação acabou. É preciso que todos façam a sua parte e colabore para que a situação não seja ainda mais agravada”, alertou.

Fonte: PNB Online