Após morte de agente, visitas em penitenciárias são suspensas por 3 dias

Fonte:

Os agentes penitenciários decidiram durante assembleia geral da categoria suspender as visitas de familiares em todas as unidades de Mato Grosso pelo período de 72h, em forma de luto ao servidor Elison Douglas da Silva, 37, executado a tiros no domingo (29), em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá).

De acordo com informações do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindispen-MT), o protesto se inicia as 0h01 de sábado (6)  e termina as 0h de  segunda-feira (09).

A presidente em substituição do sindicato, Jacira Maria da Costa, explicou que os servidores só vão sair da unidade em situação de emergência.

Nesse prazo será elaborado um documento e na terça-feira (10) encaminhado a Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), solicitando ao secretário, Alexandre Bustamante, providências para que a secretaria copie o modelo dos outros Estados, onde houve uma situação semelhante ao ocorrido em Mato Grosso,  morte de servidor,  e a própria secretaria dos Estados  tomaram providências dentro de um plano emergencial  de resposta.

“Iremos aguardar, daremos um prazo também de 72 horas, para que a secretaria de uma resposta a esse plano emergencial. Também foi aprovado o estado permanente de assembleia, onde ficou acordado que no dia 12 de julho, independente da resposta da secretaria, se haverá ou não esse plano emergencial, os servidores vão estar novamente se reunindo e será retomada a continuidade do protesto, também  aprovado hoje pelos presentes, que é uma paralisação dentro do protesto de 30 dias, onde várias ações vão ser realizadas, ações essas que ainda vão ser programadas e divulgadas no momento oportuno”, frisa Jacira.

Durante a assembleia vários servidores pediram a fala e demostraram inconformados com o ocorrido e a falta de solidariedade por parte da secretaria com a categoria num momento de fragilidade e ataque a segurança publica do Estado.

Outro lado

A equipe de reportagem do Cuiabano News procurou a assessoria da Sesp que informou que ainda não foi notificada sobre a decisão.

Fonte: Cuiabano News