Após voltar da Europa, cineasta cuiabano é internado na UTI com problemas no pulmão

Fonte:

O cineasta Bruno Bini, 42, foi internado nesta sexta-feira (27) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com dificuldades para respirar. Ele voltou da Europa há dez dias, e, por precaução, se isolou em um hotel da capital no último dia 17 de março. A informação foi confirmada ao Olhar Conceito.

Bruno passou por Portugal e Inglaterra para participar do Festival Internacional de Cinema do Porto, onde seu longa ‘Loop’ foi o filme de encerramento, e o Festival Internacional de Manchester, onde foi premiado.

Antes mesmo de chegar ao Brasil, ele entrou em contato com a vigilância sanitária do município para tentar fazer o teste do novo coronavirus (COVID-19). Ele não tinha muitos sintomas, apenas pouca tosse, até esta semana.

O resultado do exame para COVID-19 deu negativo e, por este motivo, o cineasta foi para casa, onde mora com a esposa e a filha, de quase dois anos de idade. Ele teve contato, além delas, também com sua sogra. Na quinta-feira (27), começou a sentir dores e foi levado ao hospital. A família de Bruno também terá que ficar em quarentena.

Segundo informações da família, ele foi para a UTI nesta tarde de forma preventiva devido a infiltrações no pulmão e está refazendo vários testes, inclusive para Covid-19, que anteriormente deu negativo. A esposa de Bruno, Pamela Muramatsu, é assessora da primeira-dama Virgínia Mendes.

No dia 18 de março, Bini chegou a publicar um texto em seu Facebook, sobre o isolamento:

Atrasando abraços

Nos últimos dez dias eu estive em Portugal e na Inglaterra apresentando meu filme ‘Loop’ em festivais. Foi uma viagem incrível. E a parte mais bacana de viajar é sempre ganhar um abraço quando volto pra casa.

Não desta vez.

Como venho de uma área de alto risco de contaminação do Coronavírus, cheguei em Cuiabá, mas não fui pra casa. Me isolei em um hotel, comuniquei a vigilância sanitária e fiz o exame, que deve trazer os resultados em alguns dias. Enquanto isso, seguirei a recomendação das autoridades, que é manter o isolamento até dia 27.

Mas se há algo que com certeza me contaminou foi acompanhar de perto o efeito do COVID-19 na vida das pessoas nas cidades que visitei. Ao longo dos dias, vi cada vez menos gente nas ruas e o sentimento de preocupação cada vez maior.

O Brasil está em um momento em que temos a chance de não deixar a curva da contaminação subir tão rápido. Então estou fazendo a minha parte. Além do meu isolamento, os colaboradores da Plano B Filmes vão passar a trabalhar de casa, com atendimento não presencial e indo até a empresa apenas em caso de necessidade extrema.

Espero estar em casa em breve pra receber logo o abraço da minha família. Enquanto isso, mato um pouquinho da saudade com ligações de vídeo. Cuide de você e cuide da sua família. Siga as orientações para evitar a proliferação do vírus.

1. O vírus entra no organismo pelos olhos, nariz e boca.
2. É fundamental evitar os abraços, mas não a demonstração de carinho com os olhos e outras formas de expressão. Seja criativo para demonstrar afeto.
3. O isolamento social é provisório e necessário para reduzir a propagação do vírus.
4. Lave as mãos várias vezes ao dia e o uso do álcool gel é para sujeiras não visíveis. Lave antes e depois de ir ao banheiro, quando for manusear alimentos etc. Procedimentos que devem ser habituais e não só para este momento.
5. Use lenços descartáveis para espirros, tosse etc. O que também deveria ser um hábito diário.
6. Fique atento à tosse, espirro, dor de garganta e algum problema gastrointestinal.
7. Ao longo do tempo o próprio organismo vai criar recursos para se proteger.
8. Um maior número de vírus no organismo faz aumentar os sintomas no organismo.
9. Evite aglomerações e atenda as orientações das autoridades.

10. Para os equipamentos que são usados com muita frequência, como celulares, tablets e computadores a limpeza não deve ser feita com álcool gel, porque existem produtos específicos para esse tipo de limpeza, por exemplo, o limpa telas ou similares.

Os próximos dias serão fundamentais para o país. Se mantenham seguros. (Olhar Conceito)