Diante da pandemia do corovírus, que transmite da Covid-19, a Arquidiocesa de Cuiabá suspendeu as missas, as aulas de catequese e os mutirões, a partir do dia 26, por tempo indeterminado. O arcebismo Dom Milton Santos, da Arquidicose de Cuiabá, gravou áudio para todas as igrejas, em comunicado aos católicos, com a recomendação de que a celebração seja acompanhada por rádio, televisão e internet.
“Em razão da pandemia do novo coronavírus, a Arquidiocese de Cuiabá informou nesta quarta-feira (18) a suspensão da realização de missas, celebrações, reuniões e quaisquer aglomerações de fiéis a partir da próxima quinta-feira (26). Até lá, todos os fiéis católicos estão dispensados do ‘preceito dominical’, a obrigação de participar da missa aos domingos”, diz Dom Milton.
Em comunicado, a Arquidiocese recomenda que a missa seja acompanhada através de rádio, televisão e internet e que os católicos mantenham-se em oração. Aulas de catequese também estão suspensas, bem como mutirões de confissão. As confissões individuais continuam, mas a recomendação é sejam feitas em lugares abertos e arejados, e que o contato direto seja evitado.
Vigários, diáconos e ministros devem receber treinamento para que possam, evitando o próprio contágio e a transmissão de doenças, cumprir sacramentos da Igreja Católica junto a enfermos mais graves. A Cúria Arquidiocesana entrará em contato com as autoridades sanitárias para facilitar o acesso dos sacerdotes aos hospitais.
Vaticano
Diante do quadro especialmente grave que vive a Itália, o Vaticano também já havia tomado medidas a fim de evitar aglomerações de fiés. Todas as celebrações litúrgicas da Semana Santa, período de grande importância para a religião católica, serão realizadas na Praça São Pedro, mas sem fiés.
As medidas também visam proteger o papa Francisco, de 83 anos. Segundo Vaticano, o pontífice ora todas as manhãs pelas famílias e médicos que enfrentam a pandemia.