De acordo com o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), o município prevê o retorno das aulas presenciais, de forma híbrida, a partir de 2 de agosto. Contudo, mesmo com a vacinação dos profissionais da educação, a data pode ser adiada com o avanço de uma terceira onda de contaminação da Covid-19.
“Vinculei a volta às aulas de forma híbrida a partir de 2 de agosto à vacinação dos profissionais da educação e vai depender também do comportamento do vírus em Cuiabá. Estamos fazendo justiça e priorizando educadores e profissionais da educação, de modo geral, do mais humilde à direção das escolas. Dando segurança às famílias, pais, comunidade escolar”, explicou Emanuel durante evento que deu início à imunização dos profissionais.
Ele reconhece que há “uma assombração de terceira onda” e que, mesmo “fazendo o dever de casa”, Cuiabá pode sofrer com o aumento de casos, o que poderá levar a reavaliar o retorno às aulas presenciais.
Ao menos 15 profissionais serão vacinados conforme forem chegando as novas remessas de vacinas. Da rede pública municipal serão 6.882 servidores entre professores, técnicos de Desenvolvimento Infantil, e demais técnicos, que atuam diretamente nas unidades.
“Os professores são um grupo muito especial. Todas as atividades são essenciais, entretanto os profissionais da educação lidam diretamente com a formação, o ensino e a aprendizagem do maior patrimônio da família cuiabana que são os nossos filhos”, disse.
A vacinação será realizada de forma escalonada, a partir da Educação Infantil, para os profissionais de creche. Depois, será a vez dos profissionais do Ensino Fundamental I, em seguida do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, finalizando com o Ensino Superior.
“Há uma grande expectativa para que possamos planejar a volta às aulas com mais segurança. A conclusão das aplicações vai depender de quantas vacinas vamos receber”, afirmou a secretaria adjunta de educação, Débora Marques Vilar.
A Secretaria Municipal de Educação orienta os profissionais que acompanhem seu agendamento no site, e providenciem os documentos necessários (documento de identificação pessoal que pode ser o RG ou CNH, comprovante de endereço, QR code – retirado no agendamento online) incluindo a declaração de vínculo.
Fonte: RD News