Barbearia causa polêmica com fotos de tacos de beisebol escrito ‘direitos humanos’

Fonte:

Uma barbearia da Região Metropolitana se tornou alvo de polêmica após publicar em suas redes sociais fotos de tacos de beisebol com as palavras “diálogo”, “respeito” e “direitos humanos”. Os objetos, conforme as próprias publicações, estavam à disposição dos clientes caso quisessem tirar foto. Por meio de nota, a gerência do estabelecimento classificou o episódio como “mal-entendido” e que a ideia era trazer um ambiente “familiar” e “agradável” ao local.

Nas imagens obtidas pelo HiperNotícias, é possível ver que alguns clientes chegaram a “posar” para foto. Alguns dos tacos tinham arame farpado envolto, que se assemelham com os da série internacional “The Walking Dead”. Entretanto, as publicações foram apagadas.

“A Família Gallo Man vem através desta fazer a retratação referente a insatisfação pronunciada em nosso Instagram referente os nossos tacos que sempre foram objetos de decoração nas nossas barbearias , a intenção nunca foi ofender ou geral algum tipo de polêmica ou apologia a algo e sim manter sempre um ambiente agradável e familiar para todos”, diz trecho da nota.

CEDM estuda medidas

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso (CEDM-MT), Gláucia Amaral, informou ao HiperNotícias que analisará a possibilidade de representar a barbearia no MInistério Público de Mato Grosso (MPMT).

“Amanhã de manhã nós vamos ter uma reunião no conselho e já começamos a analisar essa situação e vamos estudar a oportunidade de fazer uma representação junto ao Ministério Público”, disse.

A coordenadora do Grupo de Atuação Estratégica em Defesa dos Direitos da Mulher (Gaedic Mulher), defensora pública Rosana Leite, classificou a campanha como “lamentável” e que coloca em cheque toda uma questão de discussão em torno do respeito às mulheres e a importância do diálogo.

“Que coisa lamentável. Seria uma forma desrespeitosa de tratar um problema que enfrentamos mundialmente e estamos lutando há tanto tempo para retirar justamente a masculinidade tóxica e o machismo estrutural que nós vivemos”, declarou.

defensora rosana leite

 Defensora pública, Rosana Leite

A defensora ainda ponderou que o ambiente voltado ao atendimento masculino deveria tratar de questões sobre a violência, principalmente às mulheres sendo as maiores vítimas.

“Dentro de um ambiente onde o gênero masculino costuma frequentar quando trazemos esse tipo de abordagem é um desfavor, desrespeito, uma forma tóxica de agir, uma forma violenta de tratar a sociedade, que é um problema muito grande”, apontou.

O defensor público Claudiney Serrou repudiou a iniciativa do estabelecimento. “Eu vejo como uma incitação a comportamento de violência, inclusive que vão afetar às mulheres, porque eu entendo que, as pessoas se expressam através de imagem, não só de fala, e dependendo da imagem expõe uma situação negativa. É uma linguagem não recomendável, pois ela vai contra qualquer convenção de respeito às mulheres”, comentou à reportagem.

Serrou ressalta ainda que a medida poderá ser cabível de medida judicial. “É cabível medida judicial, é preciso analisar com todo o grupo, passar pela coordenadoria, mas tudo é possível no direito de entrar com ação judicial, mas essa questão é preciso analisar”.

Clientes saem em defesa

Na postagem, diversos seguidores saíram em defesa do local.

“É muito mi-mi-mi dessa turma”, comentou um internauta.

“Que mundo chato está esse. Os tacos eram decorativos e contribuíam para a proposta do salão. Muito mimimi, continuo fiel cliente!”, escreveu outro cliente.

Veja a nota da barbearia na íntegra 

A Família Gallo Man vem através desta fazer a retratação referente a insatisfação pronunciada em nosso Instagram referente os nossos tacos que sempre foram objetos de decoração nas nossas barbearias , a intenção nunca foi ofender ou geral algum tipo de polêmica ou apologia a algo e sim manter sempre um ambiente agradável e familiar para todos.

Pedimos desculpas a todos nos quais se sentiram ofendidos e esclarecer que todos os tacos com dizeres foram retirados de todas as nossas unidades.

Família Gallo Man agradece!!

Fonte: Hipernotícias