Câmara autoriza Emanuel a contrair empréstimo para obra do Contorno Leste

Fonte:

Por 17 votos a 5, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou o empréstimo pretendido pela prefeitura, no valor de R$ 125 milhões, cujo objetivo alegado é construir na Capital, a Avenida Contorno Leste, de pouco mais de 17 quilômetros de extensão.

Pela proposta, a prefeitura contrairá o empréstimo via Caixa Econômica Federal, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), na modalidade apoio financeiro destinado à aplicação em despesa de capital.

Além disso, a gestão Emanuel Pinheiro (MDB),  parcelará em oito vezes anuais, com dois anos de carência.

Com extensão de 17,35 km a implantação da nova via pública visa atender às três regiões mais populosas da Capital: Leste, Sul e Norte, beneficiando mais de  400  mil habitantes de 39 bairros diferentes da Capital.

Por outro lado, a base governista, esmagadora maioria em mais uma matéria de autorização financeira, comemorou aquilo que pode vir a ser a maior avenida da Capital, superando a das Torres, que tem extensão de 14 quilômetros.

“Vamos, por meio da Comissão de Transportes desta Casa, acompanhar cada real depositado nessa obra que vai ajudar e muito no desenvolvimento da região Leste, beneficiando a população e desafogando o trânsito”, disse o vereador Vinicyus Hugueney (Progressista).

Já o vereador Dilemário Alencar (Pros) destacou o papel da Câmara no processo. “Temos que destacar a importância deste Parlamento na execução de diversas ações em prol da nossa cidade. Todos os projetos que vem sendo desenvolvidos pelo Executivo passaram pela aprovação desta Casa de Leis. Então, é importar a Câmara aprovar o empréstimo para essa grande obra de implantação dessa via que será a ‘nova Avenida das Torres’. Agora, vamos ficar na fiscalização”, pontuou.

O vereado tucano Adevair Cabral ressaltou a importância da obra para a Mobilidade Urbana da Capital. “Esta será mais uma alternativa para a Capital, que irá desafogar o trânsito dando melhor trafegabilidade à região”, acrescentou.

A operação de crédito será contraída com uma taxa de juros de 4,9% ao ano, somado a correção monetária CDI.

O financiamento para execução do projeto se deu através de duas cartas consultas após estudo de viabilidade por parte da Caixa Econômica, a qual avaliou a capacidade fiscal do município.

Isso se fez necessário, tendo em vista a tramitação de um empréstimo de U$ 115 milhões junto à instituição de crédito estrangeira para financiar projetos do Programa Cuiabá 300 anos.

TRAJETO – O Contorno, em linhas gerais, segue as torres de alta tensão que tem início na Sub Estação Termo Elétrica governador Mario Covas, passando pela Sub Estação Coxipó e Sub Estação bairro Ouro Fino.

Partindo da Avenida Fernando Correa da Costa, a via projetada será implantada onde atualmente está em pista simples a Avenida Antônio Pinheiro da Silva, no Residencial Recanto do Sol.

Na proximidade do início do Residencial Lagoa Azul, seguindo a ilha de transmissãi LT, a via a ser implantada tem destino a Avenida Prof. Edna Albuquerque Affi, conhecida popularmente como Avenida das Torres, próximo a Sub Estação Eletronorte.

Entre os bairros Recanto do Sol e Lagoa Azul, está previsto a implantação de rotatória, bem como onde a via projetada cruza com a Avenida das Torres.

Por outro lado, o vereador Abílio Júnior (PSC) criticou a autorização de mais esse empréstimo que, segundo ele, endividará os próximos prefeitos paguem a dívida.

“Além disso, a prefeitura não demonstra economicidade. A ideia é boa,  mas não nas mãos deste prefeito. A prefeitura gasta esse mesmo valor, todo ano, em propaganda”, disse Abílio.

Fonte: Hipernotícias