Câmara de Cuiabá rejeita relatório final da CPI do Paletó e salva mandato de Emanuel

Fonte:

MARTINS LIBERATO – Da Redação

Num processo iniciado em 2017 e que parecia nao ter fim, a Câmara de Cuiabá absolveu nesta quinta-feira (16) o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), durante a votação do relatório final da CPI do Paletó. A maioria (13) dos vereadores concluiu que ele não cometeu infração político-administrativa ao aparecer em 2014, em imagens divulgadas nacionalmente, colocando dinheiro em seu blazer, quando era deputado estadual. Já nove vereadores votaram pela cassação de Pinheiro.

O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Misael Galvão (PTB), afiançou que a o rito seguido teve parecer da Procuradoria Geral do Poder Legislativo. Ele negou que tenha ocorrido desrespeito ao Regimento Interno, como alegaram os vereadores Diego Guimarães (PP) e Dilemário Alencar (Podemos).

A sessão teve de tudo um pouco, inclusive uma fala inusitada do vereador Advair Cabral (PSDB), comparando Emanuel Pinheiro a Jesus Cristo. E a argumentação do vereador Renivaldo Nascimento (PSDB), dizendo que a Câmara Municipal não tinha competência para julgar ato do então deputado estadual Emanuel Pinheiro.

Antes da votação, a base do prefeito defendeu a permanência do prefeito no cargo, tendo em vista que o que estava em curso de investigação era algo cometido pelo prefeito no âmbito legislativo estadual e não no executivo municipal.

Veja como foi a votação

Vereador que votaram a favor do prefeito:

Marcrean
Justino Malheiros
Juca do Guaraná
Adevair Cabral

Toninho de Souza

Dr Xavier
Renivaldo Nascimento
Adilson Levante
Chico 2000
Orivaldo da Farmácia
Luis Cláudio
Mario Nadaf
Aluízio Leite

Vereadores que votaram contra o prefeito:

Abílio Júnior
Sargento Joelson
Felipe Wellaton
Clebinho Borges
Diego Guimarães
Dilemário Alencar
Lilo Pinheiro
Marcelo Bussiki
Wilson Kero Kero

Ausentes:

Delegado Marcos Veloso
Vinicius Hugney