Portões fechados. Mais de 100 mil pessoas, só em Mato Grosso, realizam neste domingo 17/01/2021, a primeira etapa do Exame nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, adiado no último ano devido ao avanço da pandemia da covid-19. Os portões das escolas foram abertos às 10:30 para os candidatos mato-grossenses.
Nesta etapa, os candidatos que tentam uma vaga em uma unidade de ensino superior terão 05:30 para responder 90 perguntas de múltipla escolha nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Hoje também acontece a ‘temida’ Redação. O tema ainda está sob sigilo. Na última sexta-feira (15), a reportagem do GD divulgou dicas com ajuda de professores de como produzir uma redação satisfatória, veja.
Na porta da Universidade de Cuiabá (Unic), um dos maiores locais de prova de Cuiabá, o fluxo de pessoas foi grande. Como chovia, a concentração de candidatos na porta provocou aglomeração debaixo das tendas que a organização colocou no local.
Fiscais pediam para que os candidatos observassem seus locais de provas – blocos e salas – e que se dirigissem imediatamente para eles, evitando ficar na porta. Veja no vídeo abaixo.
Apesar da chuva e do fluxo intenso de carros e motos, o trânsito fluiu normalmente. Agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) estiveram no local auxiliando motoristas e pedestres. Não há nenhum incidente registrado na avenida Beira Rio.
Confusão à vista para quem está chegou nos últimos minutos, já que os portões se fecham às 12:00. Muitos candidatos estão confundido os campus Unic 1 e Unic 2. Acontece que, a Unic 1, é o já tradicional campus da Universidade de Cuiabá, o 2, é o mais atual, onde antes funcionava o Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon).
Os candidatos só descobrem que estão no campus errado, quando não encontram a sala e os blocos. Os portões foram fechados às 12:00, conforme regra já estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC).