O número de casos de Covid-19 em Cuiabá diminuiu em 56% no último mês. Segundo dados da Prefeitura da Capital, março foi o mês que concentrou a maior parte das confirmações da doença. A média de casos semanais chegou a 2.636,8. Entretanto, nas duas primeiras semanas de abril, o número caiu para 1.155,5.
“Mesmo após o declínio de casos registrados nas duas primeiras semanas de abril, o aumento sistemático ocorrido desde o início de dezembro e com maior intensidade no último mês indica a necessidade de monitoramento e intensificação no cumprimento das medidas de controle da Covid-19 em Cuiabá, pois, como referido, os dados das últimas semanas podem ser subestimados considerando o quantitativo de casos que ainda serão confirmados e/ou lançados no sistema”, alerta a prefeitura.
O número de mortes também apresentou queda. Entre os dias 4 e 10 de abril de 2021, a média de óbitos por dia foi de 16,7 — número inferior à primeira semana de abril e ao mês de março, em que as médias foram de 26,0 e 17,2 óbitos ao dia, respectivamente. Em comparativo ao pico anterior, entre junho e julho de 2020, o número de mortes continua sendo superior.
“Diante das oscilações frequentes e as altas taxas de mortalidade e de letalidade em residentes em Cuiabá há a necessidade de incrementar a assistência aos casos graves da doença e, especialmente, o diagnóstico precoce e a qualidade do atendimento prestado visando a diminuição mais acentuadas dos óbitos na capital”, esclarece a prefeitura.
A perspectiva otimista, conforme o levantamento da prefeitura, é de que o mês de abril seja marcado por um crescimento desacelerado dos casos de Covid-19, podendo chegar a 72.781 pessoas até o final do mês. A gestão municipal, entretanto, recomenda cautela e atenção às medidas de prevenção ao coronavírus devido à escassez de vacinas.
Fonte: Hipernotícias