Com umidade do ar a 10% e sensação térmica de 46° Cuiabá está em alerta

Fonte:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de estado de emergência, devido à umidade do ar que está em 10%, para Capital e parte da região de Mato Grosso, no último sábado (29). Nessa situação é aconselhado que não se beba café e álcool por risco de desidratação e outras complicações. O Estado está classificado em grau vermelho, com grande perigo para saúde da população, como doenças pulmonares, dores de cabeça e outros.

Neste domingo (30), Cuiabá registou a mínima de 24 graus e passou dos 40 graus pela tarde. A sensação térmica foi de 43 graus. No entanto, os cuiabanos devem sofrer mais no início da semana. Para esta segunda-feira (31), a máxima chega em 42 graus e a sensação térmica em 46 graus. A umidade ficará na casa dos 10%.

As recomendações do Inmet e da Defesa Civil para população é que beba bastante líquido, evite bebidas diuréticas como café e álcool, umidifique o ambiente, evite exposição ao sol nas horas mais quentes e que não pratique atividades físicas, já que são apontadas como nocivas no tempo seco.

O médico da família Werley Peres, em conversa com o Repórter MT, ressaltou que para esse período é importante seguir as orientações e que quando se fala em hidratar, não é tomar aquela “cervejinha” e sim água. Ele também aponta que a desidratação pode matar.

Vale ressaltar, que com a falta de umidade os incêndios florestais aumentam, cobrindo as regiões de fumaça. Nesses casos o Corpo de Bombeiros dever ser acionado pelo 193 e a Defesa Civl pelo 199. Esses episódios têm sido comuns na Capital, assim como nas vegetações do Pantanal e da serra de Chapada dos Guimarães.

Fonte: Repórter MT