O secretário adjunto do VLT, José Picolli, confirmou em entrevista exclusiva ao Olhar Direto a construção de um ‘novo’ viaduto do modal na avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá. As obras serão realizadas próximo ao encontro da via supracitada e a avenida Beira Rio, nas imediações da Ponte do Coxipó. O elevado estava previsto no projeto original do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mas muito pouco havia sido feito. Agora, alterações serão feitas no desenho, como forma de evitar transtornos e, possivelmente, baratear o produto.
“Todas as vigas que vão ser usadas já estão prontas. Estão depositadas onde será o terminal do Coxipó. Elas estão todas lá. O que vai ser feito lá, talvez ele [viaduto] não vá ficar como estava previsto no projeto anterior. Não vou perder nenhuma viga daquela. Vão ser aproveitadas todas. É uma viga padrão. Estamos pensando em algo que dê menos transtorno para a população. Os projetistas estão caminhando para que seja feito um viaduto, que precisará e será feito, mas de maneira que não tenha tanta interferência”, afirmou o secretário.
Picolli ainda avalia que pode, inclusive, ter uma diminuição do custo da obra: “O que posso afirmar é que não pagaremos nada a mais. Se sobrar algumas vigas, não perderemos, pois podemos utilizar em qualquer outro lugar. Uma rodovia que precisa de ponte por exemplo. A intenção é baratear o custo. Nunca iremos aumentar preço”.
Com as alterações no projeto, a Ponte do Rio Coxipó e também a Ponte de Ferro não precisarão ser demolidas: “Aquelas estruturas são tombadas e isso acabaria atrapalhando, poderia causar uma demora excessiva, então ela continuará lá. Volto a repetir, estamos estudando a melhor opção para evitar transtornos para a população”.
Viaduto Beira Rio
Esquecido e com apenas 13% de conclusão, o elevado que será construído no entroncamento das avenidas Fernando Corrêa e Beira Rio, em Cuiabá, é pouco lembrado. Porém, a obra é de suma importância para a passagem a sequência do modal, que passará por ali. Os trabalhos, nesta local, deveriam ter sido finalizados em dezembro de 2013.
Até a paralisação do projeto, no fim de 2014, 80 estacas haviam sido executadas, representando 60,6% do total previsto para essa obra. A infraestrutura, que inclui estacas, tubulões e blocos, atinge 32,8% de conclusão e a obra total 13%.
O viaduto, nos moldes do primeiro projeto, teve início em junho de 2013, pouco avançou e as mudanças no local ainda não são significativas. O elevado seria construído na área hoje ocupada pelas duas pontes, passando sobre a rotatória hoje existente, num total de 340 metros de comprimento.
Projeto do VLT
O modal terá dois eixos, Aeroporto-CPA e Centro-Coxipó, e será implantado no canteiro central das avenidas João Ponce de Arruda e FEB, em Várzea Grande; XV de Novembro, Tenente Coronel Duarte (Prainha), Historiador Rubens de Mendonça, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, totalizando 22 km de extensão.
Análise e acordo
O Ministério Público Estadual (MPE) iniciou a análise do acordo firmado entre o Governo do Estado e o consórcio responsável pela retomada das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O documento foi entregue no último dia 31, pelo governador do Estado, Pedro Taques, e sua equipe, ao promotor de Justiça André Luis de Almeida, do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa da Capital.
O Estado acordou em pagar R$ 922 milhões para a conclusão integral da implantação do modal. A previsão é de as obras sejam concluídas em 24 meses.
No acordo firmado entre o Governo e Consórcio, a primeira etapa da obra será finalizada em março de 2018 e compreende o trecho entre o aeroporto de Várzea Grande até a estação do Porto, em Cuiabá.
Até dezembro de 2018 deverá entrar em funcionado todo o trecho da linha 1, num total de 15 quilômetros, entre o aeroporto de Várzea Grande e o Terminal do Comando Geral, na Capital. Já a linha 2, que compreende o trecho de 7,2 km entre a avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha) e o Parque Ohara, no Coxipó, será entregue até maio de 2019.