Coronavírus: escola de Cuiabá orienta pais e alunos sobre doença

Fonte:

A escola Educandário Jardim das Goiabeiras, em Cuiabá, encaminhou nesta sexta-feira (13) informações e orientações aos pais a respeito do COVID-19, o novo coronavírus. Também chamada de Sars-Cov-2, a doença foi confirmada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia.

A OMS, no entanto, informou que a definição de pandemia não depende de um número específico de casos. Considera-se que uma doença infecciosa atingiu este patamar quando afeta um grande número de pessoas espalhadas pelo mundo. A Organização também tem evitado usar o termo com frequência para não causar pânico ou uma sensação de que nada pode ser feito para controlar a enfermidade.

Psicopedagoga Ivete Barros afirma que corpo docente está em constante observação dos pequenos e informação é constante

O controle do pânico, aliás, é o motivo de o Educandário Jardim das Goiabeiras encaminhar as orientações. “Diariamente estamos nos informando com órgãos competentes, observando nossos alunos, falando de forma lúdica com eles sobre como lavar as mãos e se proteger do vírus. Enfim, o que queremos evitar é o pânico e a desinformação. Como alertou a Sociedade Brasileira de Infectologista (SBI), o momento é de prudência e não de pânico”, explica a psicopedagoga Ivete Barros, a frente do Educandário.

A profissional também afirma que medidas mais drásticas, como o fechamento da escola por medida de segurança, serão tomadas caso seja, de fato, necessário. “Em outros estados algumas escolas foram fechadas por solicitação dos governos municipal e/ou estadual devido aos números de casos. Até o momento, Mato Grosso ainda não atingiu este patamar. Mas nós vamos seguir todas as recomendações de órgãos competentes. O Ministério da Educação nos encaminhou ofício com algumas orientações e estamos seguindo todas”, completa Ivete.

O ofício encaminhado pelo Ministério da Educação segue em anexo.

Confira agora algumas recomendações da Sociedade Brasileira de Infectologista sobre o novo coronavírus:

• Manter a etiqueta respiratória;
• Higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool gel 70%;
• Identificação e isolamento dos acometidos pela COVID-19.