Corpo de Bombeiros evita dois suicídios em Várzea Grande-MT

Fonte:

As tentativas de suicídio ocorreram na Ponte Mário Andreazza e viaduto da avenida da Feb

A equipe do Corpo de Bombeiros conseguiu evitar que dois jovens tirassem a própria vida, na noite dessa quarta-feira 23/06/2021, em Várzea Grande.

Segundo informações da assessoria do Corpo de Bombeiros (CBM), o primeiro caso ocorreu na Ponte Mário Andreazza, por volta das 18h50. Um jovem de 18 anos tentou tirar a própria vida, mas foi contido por populares. A equipe da CBM esteve no local e realizou o atendimento. A vítima foi entregue aos cuidados dos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A segunda ocorrência aconteceu por volta das 19 horas, no viaduto da avenida da Feb com a avenida Miguel Sútil. Um rapaz estava sentando no parapeito do viaduto.

Duas viaturas foram encaminhadas para o local. Após 2h30, a equipe obteve êxito em conter a ação da vítima. O rapaz foi entregue aos cuidados da equipe do Samu.

Depressão – Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, quase 6% da população brasileira sofre de depressão. A depressão é uma doença, e diferente do que alguns pensam, não é “frescura” ou “falta de disposição”, mas sim uma condição psiquiátrica recorrente listada na Classificação Internacional de Doenças (CID).

Alguns sintomas da depressão – Tristeza; humor deprimido, que se caracteriza por desânimo persistente, baixa autoestima, sentimentos de inutilidade; perda de interesse em atividades que antes a pessoa apreciava; mudança de apetite; ganho ou perda de peso; insônia; dormir em excesso; perda de energia ou fadiga acentuada; movimentos físicos sem sentido, como apertar as mãos de forma constante e nervosa; sentir-se sem esperança; sentir-se culpado; dificuldades para raciocinar, se concentrar ou tomar decisões; pensamentos de morte ou suicídio; irritabilidade, ansiedade e angústia; diminuição do desejo e do desempenho sexual; dores e outros sintomas físicos sem uma causa aparente, como dores de barriga, azia, má digestão, diarreia, prisão de ventre, gases, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito entre outros sintomas.

Peça ajuda

O CVV (Centro de Valorização da Vida) tem realizado em Cuiabá, todas as quintas-feiras, reuniões com sobreviventes ao suicídio e seus familiares. Assim como parentes de pessoas que se mataram.

Também passaram a serem gratuitas as ligações feitas ao número 188. Canal de atendimento 24 horas.

Mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.000 voluntários pelo telefone 188, pessoalmente (nos 80 postos de atendimento) ou pelo www.cvv.org.br via chat, Skype e e-mail.

As informações são do Site VG Notícias