Hoje com vários nomes em projeção, incluindo dois campeões das categorias de acesso à elite, Cuiabá sediará no mês de julho deste ano, no Parque Tia Nair, uma etapa do Campeonato Brasileiro de Hard Enduro. A confirmação da prova ocorreu na última sexta-feira, durante reunião entre os organizadores do Cuiabá Hard Enduro e representantes da Prefeitura de Cuiabá.
À frente da organização do Hard Enduro local, Willians Kauffman e Gustavo Furlaneto estiveram reunidos com o vice-prefeito, Niuan Ribeiro e secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, onde apresentaram o projeto da etapa Cuiabá e receberam apoio para promover o evento.
Willians explica que a prática ainda está concentrada nos Estados de São Paulo e Minas. Contudo, a vitória do mato-grossense Gustavo Furlaneto no Campeonato Brasileiro de 2018 voltou as atenções para cá. “No ano passado fizemos a primeira edição aqui e o objetivo é difundir o esporte aqui e no interior do Estado”.
Os pilotos se encontram periodicamente no Coxipó do Ouro nos sábados e domingo a partir de 8 horas. Os treinos são abertos para quem quiser participar. “Sempre vai ter algum piloto experiente para dar as primeiras indicações”, informa Willians.
A quarta etapa do Campeonat Brasileiro acontece nos dias 13 e 14 de julho, na Capital. Barão de Cocais-MG e Socorro-SP, sediaram as duas primeiras etapas. A próxima parada é Ozório-RS. Depois de Cuiabá, o campeonato segue para as pistas de Morungapa-SP e Poços de Caldas-MG.
Gustavo explica que o primeiro dia de provas é chamado de prólogo. É a partir dele que se define os posicionamentos de largada do segundo dia. A estimativa é de que o evento atraia 150 pilotos, o dobro da média registrada no último ano. “É preciso considerar o impacto deste número no turismo e serviços na cidade, uma vez que cada piloto vem acompanhado por um mecânico e muitos trazem a família. Sendo assim, esperamos receber cerca de 500 pessoas para a competição”, diz Gustavo.
O vice-prefeito Niuan lembra que o esporte concentra atletas de poder aquisitivo médio e alto, o que também deve ser considerado para se entender o impacto na economia.
Por sua vez, Vuolo avalia que a realização do Rally Ecológico, na abertura da comemoração dos 300 anos trouxe resultado positivo e apresentou alta adesão.
“Agora por iniciativa do vice-prefeito, estamos trazendo de forma exclusiva o evento para Cuiabá. O objetivo é consolidar a capital neste circuito, fazendo com que venham pilotos não só do nosso país, mas, por estarmos no centro geodésico da América do Sul, fazermos um elo de integração com os países sul-americanos. Portanto, por meio do turismo e do esporte radical, vimos essa possibilidade de integração. Isso potencializa o turismo, há atrações voltadas para o esporte radical nas proximidades de Cuiabá, como em Nobres, Jaciara e no Pantanal. Isso por si só já faz da cidade uma grande atração”, diz Vuolo.
Segundo o secretário em outros países o evento chega a receber 2000 participantes. “Em relação ao espaço escolhemos um local que cause o menor impacto possível ao trânsito. O parque é um espaço que agrega essa questão e ao mesmo tempo oferece uma beleza natural que é um atrativo a mais”, finaliza.
Ao comentar sobre a participação de Mato Grosso no Brasileiro, o ex-piloto Douglas Brás, que há anos vem acompanhando a evolução dos pilotos da região aposta que o Estado estará muito bem representado.
“Temos vários pilotos que começaram a praticar o hard enduro há pouco mais de quatro anos e já se destacaram nacionalmente como o Gustavo Furlaneto, que conquistou título e o Renan Tonon que vem despontando no cenário. Outros nomes, a exemplo do Lucas Torres se tornaram uma realidade e vêm para as cabeças. Cito também o Tadeu Adorno que foi o mentor desse esporte na região e cresceu muito. Enfim, vários pilotos que estão começando já aparecem com força total. Sem dúvida, estaremos bem representados em quantidade e qualidade nesse campeonato”, afirmou Douglas Brás.
O HARD ENDURO – O esporte é uma ação extrema em locais iguais. A corrida de motocross off road mistura endurance (provas de longa duração) prevê trials (escalada de pedras), coragem e certo sadismo dos competidores. A modalidade começa a ganhar popularidade no Brasil e chega à Cuiabá em julho, com provas realizadas no Parque Tia Nair.