Cuiabá segura o Fortaleza no Castelão, empata e segue fora do Z-4; veja melhores momentos

Fonte:

Com o objetivo de permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá arrancou um importante ponto fora de casa, na noite desta segunda-feira. Em jogo que fechou a 18ª rodada da competição, o Dourado segurou a pressão do Fortaleza (3º colocado) que vinha embalado com vitórias seguidas em casa e garantiu o empate sem gols em um duelo onde teve menos posse de bola e chegou a sofrer com o domínio do adversário, no entanto, teve as melhores chances de marcar e exigiu grandes defesas do goleiro do Leão. Com esse resultado, o time mato-grossense foi a 21 pontos e segue fora da zona de rebaixamento, no entanto, acabou sendo ultrapassado pelo Fluminense que venceu na rodada (2 a 0).

Veja os melhores momentos

Primeiro tempo

Após meio período de jogo morno, Fortaleza e Cuiabá conseguiram encaixar algumas bolas e criaram boas oportunidades. Embora tenha criado mais e com mais finalizações, o Fortaleza não conseguiu furar o bloqueio adversário. Por outro lado, os arremates do Cuiabá foram mais perigosos e exigiram ótimas defesas do goleiro do Leão. Bem armado e tentando sufocar a saída de bola do Dourado, o Fortaleza também enfrentou dificuldades de penetração com a defesa bem posicionada da equipe mato-grossense.

O domínio na primeira parte foi do time cearense que logo com 1 minuto de jogo já criava sua primeira chance. Robson recebe na entrada da área, ajeita o corpo com liberdade e finaliza, com perigo para Walter. Aos 6 minutos, o Fortaleza voltou a atacar. Lucas Crispim limpa para a perna direita e bate colocado, à esquerda de Walter.

O domínio do Fortaleza parecia se acentuar mais. Até os 20 minutos, já tinha dado 5 chutes a gol, contra nenhum do visitante. Só aos 25 minutos, com um chute torto e sem nenhum perigo de João Lucas, o Dourado fez a sua primeira finalização. Aos 26 minutos, o goleiro Walter foi exigido. Yago Pikachu meteu a cabeça e por pouco não abriu o placar.

Aos 39 minutos, o Cuiabá enfim assustou. Clayson cobra escanteio, a zaga do Fortaleza afasta mal e Cabrera finaliza de fora da área para grande defesa de Marcelo Boeck. No rebote, Paulão isola. Aos 43 minutos, o Dourado viveu seu melhor momento na partida e quase abriu o placar. Pepê aplica chapéu no meio-campo e faz ótimo lançamento na área para João Lucas. O lateral chega batendo e Marcelo Boeck faz grande defesa. Quase!

Segundo tempo

Os dois times mudaram no intervalo. O destaque foi a estreia de Lucas Lima pelo Leão. A primeira grande chance do segundo tempo demorou. O jogo foi bastante brigado, mas sem grandes chances para os dois lados até que, aos 45, Pikachu acertou o travessão em cobrança de falta.

Antes disso, o Cuiabá teve boas chances de marcar. Como aos 24 minutos, quando Uendel recuperou bola no ataque e chutou forçando o goleiro Marcelo Boeck a fazer uma grande defesa. Aos 34 minutos, Rafael Papagaio ficou de frente para o gol, mas finalizou mal e desperdiçou a chance.

O resultado também foi bom para as projeções do Cuiabá que prospecta 22 pontos no primeiro turno (a metade do que precisa, que são 44), para se manter na Série A. Assim, o Dourado não se incomodaria com um empate no próximo jogo em casa.

Próximos jogos

O Cuiabá volta a campo pela Série A do Brasileirão, no próximo sábado (04), quando receberá o Santos, na Arena Pantanal. Essa partida, válida pela 19ª rodada (a última do primeiro turno), está marcada para as 20 horas (horário de MT), na Arena Pantanal. No mesmo dia e mesmo horário, o Fortaleza sai para enfrentar o Bahia no estádio Pituaçu.

Confira a classificação do Brasileirão ao final de 18 rodadas