Um eclipse solar acontece na próxima segunda-feira (14) e pode ser visto de forma parcial em Cuiabá, Sinop, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis e outras cidades do Estado. Segundo o Grupo de Astronomia de Pernambuco (Astrope), o eclipse aparecerá a partir de 12h.
No Brasil, o evento será visto em 14 das 27 capitais brasileiras. As regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Oeste das regiões Norte e Nordeste do Brasil terão visão do eclipse.
O eclipse de forma total só será visto no Sul do Chile e da Argentina, pois estão localizados em uma estreita faixa de sombra da totalidade que cruzará o Sul do Oceano Pacífico e o Sul da América do Sul.
O Brasil não integra essa faixa, por isso suas visões são parciais. Esse fenômeno astronômico ocorre quando a lua se posiciona entre a Terra e o Sol, ocultando a luz emitida pela estrela em direção ao planeta.
Como assistir
Os eclipses solares, parciais ou totais, não podem ser assistidos a olho nu. É importante comprar um óculos especial, pois existe o risco de criar uma lesão permanente na visão.
Os óculos especiais são vendidos pela internet. Outra opção é usar um vidro “lente de soldador”, com coloração 14, encontrado em vidraçarias.
Fonte: Repórter MT