A Prefeitura de Cuiabá anunciou para hoje o lançamento do mais novo corredor exclusivo para ônibus, em Cuiabá. A nova via contemplada com o projeto é a Avenida Fernando Corrêa da Costa, que liga a região central ao Grande Coxipó. Porém, a faixa exclusiva só deverá ser colocada em prática efetivamente após recapeamento da pista, serviço que ainda será feito pela Secretaria Municipal de Obras. Após, a pista receber a sinalização necessária aos motoristas.
Na Fernando Correa, o corredor compreenderá um trecho de três quilômetros, entre a Praça dos Motoristas (em frente ao Colégio Master) e o viaduto da UFMT. A ampliação do projeto na cidade foi anunciada na semana passada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e faz parte da lista de comemorações do aniversário de 298 anos da cidade, completados no último dia 08 deste mês. O lançamento está marcado para as 18 horas.
"A faixa dará sequência a via expressa e ao que foi lançado na Avenida do CPA (Historiador Rubens de Mendonça)", disse Pinheiro ao anunciar o lançamento da faixa. Atualmente, a iniciativa já existe entre a Avenida Isaac Póvoas e Generoso Ponce, trecho do Tenente Coronel Duarte, Getúlio Vargas, além da Avenida do CPA. Ontem pela manhã, o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, informou que a pista ainda passará pelo recapeamento.
O corredor exclusivo tem por objetivo dar maior agilidade a quem opta pelo transporte coletivo e trata-se de uma medida muito comum em cidades que incentivam o transporte público de passageiros. A ideia parte do princípio de que com maior agilidade e maior conforto ao usuário, pode-se incentivar a migração do transporte individual motorizado para o transporte coletivo.
Juntos, os trechos abrangem cerca de 13 quilômetros de corredores exclusivos, uma medida considerada necessária para melhorar o fluxo do trânsito, reduzir o tempo médio de cada viagem, melhorar a eficiência do serviço e garantir o equilíbrio econômico-financeiro do sistema. Um levantamento feito pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) mostra que, nos trechos onde o sistema já funciona, a velocidade média dos ônibus aumenta, passando de 13 km por hora para 24 km/hora.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 184, o motorista de carro particular que trafegar no horário proibido estará cometendo infração considerada gravíssima, com multa de R$ 191,54 e 7 pontos na carteira, e o veículo poderá ainda ser apreendido e removido. Vale lembrar que em março passado, Emanuel Pinheiro adiou por 120 dias o início da aplicação de multas aos condutores que utilizarem a faixa exclusiva. Nesse período, os infratores serão notificados, mas não autuados.
Para evitar uma multa, o ingresso dos veículos nas faixas só é permitido para fazer a conversão à direita e deve ser feito ao final da linha contínua, onde começa a linha tracejada. O acesso à faixa exclusiva também é permitido aos táxis com passageiros e para entrar em residências ou estacionamentos.