Cuiabá ultrapassa o Mixto e já tem a maior torcida na Capital, diz pesquisa

Fonte:

Oito vezes campeão estadual e com o time na Série B deste ano, o Cuiabá EC ultrapassou o Mixto por uma ligeira diferença e já é dono da maior torcida na capital. Pelo menos é o que aponta o levantamento ‘Alma Cuiabana’, realizado pela KGM Pesquisas para o aniversário de 300 anos de Cuiabá. Os números não surpreendem: na final do Brasileiro da Série C, realizado no ano passado, o Dourado conseguiu colocar mais de 40 mil pessoas na Arena Pantanal.

O Cuiabá EC, fundado em 12 de dezembro de 2001, foi apontado como o time preferido por 21,5% dos entrevistados. O número é 1,2% maior que o do Mixto Esporte Clube, clube mais tradicional da Capital. O “Tigrão da Vargas” foi escolhido por 20,3% das pessoas ouvidas. Logo em seguida, aparece o Operário com 7% do público.

O Palmeiras do Porto com 5% é o quarto da lista, seguido por Dom Bosco, com 4% e por fim, Luverdense, de Lucas do Rio Verde, com 3%. A pesquisa apontou que 41% dos entrevistados disseram não ter nenhum time do coração em Mato Grosso.

Sendo considerado um dos caçulas do futebol mato-grossense, o ‘Dourado’ é o único time do Estado na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. O time é atualmente tricampeão estadual (2016, 2017 e 2018) e vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe ainda conquistou o título da Copa Verde (2015) e disputou a Sul-Americana em 2016.

Fundado na década passada, o Cuiabá Esporte Clube foi um centro de treinamentos com enfoque em categorias de base chamado “Escolinha do Gaúcho”, em referência ao ex-jogador e fundador Luís Carlos Tóffoli, o Gaúcho. Além disso, até o ano de 2003 o time competiu apenas em campeonatos amadores do Mato Grosso. Nesse mesmo ano, houve a alteração do nome e a estreia no campeonato estadual. Nos primeiros anos como time profissional, o Cuiabá foi bicampeão mato-grossense (2003 e 2004) e estreou na Copa do Brasil em 2004. Em 2011, o time subiu para a Série C.

 Pesquisa aponta que Cuiabá Esporte Clube é o time com mais torcida

Entre os anos de 2007 e 2008 o Cuiabá Esporte Clube passou por um período de licenciamento, sendo uma das principais razões para isso o fator financeiro do time na época. Nesse mesmo período a sociedade entre Gaúcho e os irmãos Nepomuceno foi desfeita. No ano de 2009, o Cuiabá foi vendido à família Dresch, proprietária da “Drebor Borrachas Ltda”, indústria com sede em Cuiabá e principal patrocinadora do time desde sua criação.

O vice presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, acredita que esse aumento da torcida se deve ao resultado do time nos últimos 10 anos.

“Acho que é em função dos resultados que o Cuiabá conseguiu nos últimos 10 anos. Desde 2009, quando assumimos o clube, disputamos nove campeonatos estaduais da 1ª divisão. Chegamos em sete finais e ganhamos seis títulos. Em 2015, o clube teve uma grande conquista nacional, que foi a Copa Verde. O Ponto máximo foi o acesso em 2018 à Série B do Campeonato Brasileiro, levando grandes públicos nas finais, inclusive na decisão da Série C, com um público de 43 mil pessoas, o recorde da Arena Pantanal”.

A KGM Pesquisas ouviu 400 pessoas, sendo 211 mulheres e 189 homens. Os entrevistados têm entre 16 e 60 anos, 51% possuem ensino médio completo, 24,5% tem curso superior e 23,8% apenas o ensino fundamental. Segundo a tabela, 53,8% dos entrevistados nasceram em Cuiabá, 23,3% vieram de outras cidades de Mato Grosso e os demais de outros estados brasileiros.

Fonte: Da Redação/Com Hipernotícias