Com o encerramento da última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, na tarde deste domingo (02), o Cuiabá, representante de Mato Grosso na Série B, conheceu enfim todos os seus adversários para a disputa da segundona de 2019.
As equipes do Sport e América-MG foram os dois úiltimos rebaixados à Série B de 2019. Eles se juntaram a Vitória e Paraná, que já haviam caído nas rodadas anteriores. Com isso, a Série B do ano que vem terá apenas três campeões brasileiros: Guarani (1978), Coritiba (1985) e Sport (1987).
Os times que disputarão a Série B do Campeonato Brasileiro em 2019 são estes: América-MG, Atlético-GO, Botafogo-SP, Bragantino, Brasil de Pelotas, Coritiba, Criciúma, CRB, Cuiabá, Figueirense, Guarani, Londrina, Oeste, Operário-PR, Paraná, Ponte Preta, São Bento, Sport, Vila Nova e Vitória.
A Série B do Campeonato Brasileiro 2019 será disputada de 27 de abril até 30 de novembro. Vale lembrar que a Série B (assim como a Série A) terá uma pausa para a disputa da Copa América no Brasil.
O Cuiabá se classificou para a Segunda Divisão do Brasileiro com uma bela campanha este ano – melhor ataque de toda a competição – e chegou ao vice-campeonato após uma memorável decisão com o Operário-PR, quando empatou em 3 gols fora de casa e perdeu por 1 a 0 na Arena Pantanal. Antes disso, o Dourado havia eliminado, nas quartas-de-final o time do Atlético Acreano – vitória de 2 a 0 em casa e empate em 2 gols na Arena da Floresta; Nas semifinais, o Cuiabá passou pelo Botafogo-SP, com empate sem gols em casa e vitória de 3 a 0 em Ribeirão Preto (SP).
Junto com o Cuiabá, subiram para a Série B, as equipes do Operário-PR, Botafogo-SP e Bragantino (SP).
O time cuiabano, que disputará pela primeira vez a segunda divisão nacional, tem como principais trunfos, o octacampeonato mato-grossense, o título da Copa Verde (2015) e participação na Copa Sul-Americana (2016), quando foi eliminado pela Chapecoense.
Fonte: Da Redação/Cuiabá 300