O digital influencer Marcos Vinícius da Silva Barros, 22 anos, morreu nesta segunda-feira (21) no Hospital Regional de Rondonópolis (214 km de Cuiabá) sob suspeita de contaminação por toxoplasmose, doença transmitida por bactéria presente em pombos.
Conforme o portal G1 Mato Grosso, o jovem teria dado entrada no hospital na quarta-feira (16) e, na sexta-feira (18), foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da instalação médica.
Ao HNT/HiperNotícias, a Secretaria de Estado de Saúde informou que a morte de Marcos Vinícius não se deu por conta de toxoplasmose. Porém, seguindo determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM), a pasta não pode comunicar demais informações sobre o caso.
No Instagram, rede social na qual o jovem tem expressivo número de seguidores, um grupo de amigos prestam as últimas homenagens a Marcos Vinícius da Silva Barros (@marcossbarros8)
Toxoplasmose
Conforme o Ministério da Saúde, a toxoplasmose é uma infecção causada por um protozoário chamado “Toxoplasma Gondii”, encontrado em fezes de animais, podendo se hospedar em humanos e outros animais. É causada pela ingestão de água ou alimentos contaminados e é uma das zoonoses (doenças transmitidas por animais) mais comuns em todo o mundo.
Em 2018, a família de um funcionário dos Correios recorreu para receber uma indenização de R$ 200 mil pela morte de Celso Luiz Gomes, 47 anos, provocada por neurocriptococose – popularmente conhecida como “doença do pombo”.
À época, o funcionário morreu após trabalhar em um setor infestado de pombos. A neurocriptococose é uma das doenças transmitidas pelos pombos além da toxoplasmose, salmonelose, encefalite e outras.
Fonte: Hipernotícias