Dilemário solicita que Câmara convoque secretária de saúde para explicar remédios vencidos

Fonte:

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) apresenta na sessão ordinária de terça-feira (27), requerimento solicitando que a Câmara Municipal convoque a Secretaria Municipal de Saúde Ozenira Félix, para explicar as graves denúncias de milhares de remédios que foram encontrados vencidos na última sexta-feira no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos da Prefeitura de Cuiabá.  A convocação também será estendida ao diretor do Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos da Prefeitura de Cuiabá.

“Esse caso dos remédios vencidos é muito grave! Estou propondo que a Câmara Municipal convoque urgentemente a secretária de saúde. Precisamos saber por que desde julho de 2020 existem milhares de remédios vencidos nas prateleiras do depósito da prefeitura. Queremos cópias das notas fiscais de todos esses medicamentos para saber quantos milhões de dinheiro público foram gastos com esses remédios. Essas respostas devem ser dadas a população e os culpados por esse grave descaso punidos, pois muitos pacientes estão sofrendo com a falta de remédios. Pontuo que muitos desses remédios vencidos eram essenciais para o tratamento da Covid-19”, explicou o vereador Dilemário Alencar.

A descoberta dos remédios vencidos veio à tona através de uma fiscalização realizada pelos vereadores Diego Guimarães (Cidadania), Maysa Leão (Cidadania), Marcos Paccola (Cidadania) e Michelly Alencar (DEM), no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos da Prefeitura de Cuiabá.

“A fiscalização realizada pelos vereadores foi registrada em vídeo. As imagens de pilhas de caixas de medicamentos vencidos chocam. Remédio como o AmBisome, um antifúngico, de custo muito alto, cuja caixa com 10 ampolas custa mais de R$ 22 mil, foi encontrado com data vencida, além de  latas de leito ninho, que deveriam ter sido distribuídas para crianças que estão em tratamento, estavam vencidas também. Um absurdo! A Câmara não pode se omitir. É preciso convocar a secretária para explicar essa barbaridade”, disse o vereador Dilemário.

Para a convocação da secretária de saúde dar explicações em sessão ordinária da Câmara Municipal, é preciso que o requerimento proposto pelo vereador Dilemário seja aprovado por 13 vereadores. O parlamento municipal é composto por 25 vereadores.