O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) baixou um decreto, na tarde desta segunda-feira (16), criando o Comitê de Enfretamento ao Novo Coronavírus visando a adoção de medidas preventivas contra o avanço da doença em Cuiabá.
Entre as medidas já adotadas, está a suspensão de férias e licenças-prêmios concedidas aos servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde.
O decreto ainda prevê a suspensão da utilização de ponto eletrônico, que deverá ser substituído por folha de ponto, e de viagens a trabalho pelos servidores.
Consta também a suspensão de eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Município, com público superior a 100 pessoas em local aberto e superior a 50 pessoas em local fechado.
Ficarão suspensas ainda todas as inaugurações de obras públicas e atividades referentes à programação do Aniversário de Cuiabá previstas para as próximas semanas.
Home office
O decreto também prevê que caso seja confirmado um caso de coronavírus no Município, os servidores acima de 60 anos deverão exercer suas atividades de casa.
Além disso, o atendimento ao público no âmbito do Cuiabá-Prev ficará automaticamente suspenso até posterior deliberação.
Na tarde de hoje, o Hospital Santa Rosa em Cuiabá confirmou o primeiro caso da doença na cidade.
Trata-se de um paciente com 48 anos que chegou recentemente de viagem à Itália.
A unidade de saúde, no entanto, ainda aguarda a realização do exame de contraprova.
O Comitê
O Comitê de Enfretamento ao Novo Coronavírus será composto pelo prefeito, pelo secretário de Saúde Antônio Possa de Carvalho, pelo procurador-geral Marcus Brito, pelo secretário de Ordem Pública Leovaldo Sales, pelo secretário de Mobilidade Urbana Antenor Figueiredo, pelo secretário de Educação Alex Vieira Passos e pelo secretário de Assistência Social, Direito Humanos e da Pessoa com Deficiência Wilton Coelho.
Também fará parte do Comitê um representante da Vigilância em Saúde Municipal e um representante da Defesa Civil Municipal.
“O Comitê se reunirá, de forma ordinária, semanalmente, para fins de deliberação e acompanhamento das ações e medidas aplicadas e extraordinariamente sempre que devidamente convocado por qualquer de seus membros”, diz trecho do decreto.
Fonte: Midianews