O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que se houver Copa América em Cuiabá terá o prazer de convidar o jogador Lionel Messi, da Argentina, para inaugurar o Estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, que está fechado há mais de seis anos e, atualmente, se encontra na fase final de reforma. A declaração do gestor municipal foi dada durante evento que deu início à imunização dos profissionais na manhã desta sexta-feira (04).
Questionado pela reportagem do RD New sobre uma possível utilização do estádio para ser Centro de Treinamentos das seleções, Emanuel disse que está aguardando os organizadores da Copa América entrarem em contato com ele, uma vez que o palco esportivo pertence à prefeitura de Cuiabá. O prefeito destacou ainda que a previsão de entrega do Dutrinha é para julho, mas pode ser antecipada com a realização do torneio sul-americano na Capital.
“Nós estamos aguardando. Cuiabá não participou da decisão, está tudo muito em cima da hora, então estou esperando a qualquer momento essa resposta para Cuiabá, até para saber como será. Estão de olho no Dutrinha, mas o estádio é municipal e está na responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá. A previsão inicial é para inaugurarmos em julho, mas se tiver a Copa, quero que o Messi inaugure. É o tamanho que o Dutrinha e Cuiabá representam”, afirmou o prefeito em tom de humor.
As obras no estádio do Dutrinha começaram em fevereiro de 2019 e foram divididas em três etapas: a primeira compreendeu a readequação de todo o espaço, atendendo a medidas de segurança e acessibilidade. Na segunda etapa, a Secretaria de Serviços Urbanos iniciou a retirada do gramado para a implantação do sistema novo de drenagem e irrigação, que vai diminuir os custos de manutenção e consumo de água.
Aglomerações
Por outro lado, Emanuel Pinheiro se diz preocupado com as aglomerações de torcedores no aeroporto e, principalmente, em torno da Arena Pantanal. A preocupação aumenta mais ainda por conta da pandemia da Covid-19, o que pode resultar no aumento de casos da doença e sobrecarregar novamente os leitos dos hospitais da grande Cuiabá. Segundo ele, é necessário ter um planejamento seguro para qualquer tipo de evento do tamanho da competição.
“É aquilo que eu falo, porque uma Copa América ela tem de ter um planejamento prévio. Primeiro, delegações, atletas, cúpulas, confederações, jornalistas do mundo inteiro, tudo vem para cá, depois, temos a questão da rotina interna. Você acha que astros como Messi, Suárez em Cuiabá e a paixão que o povo cuiabano tem por futebol não vai mexer com a rotina interna da cidade? claro que vai”, pontuou.
Na semana passada, o prefeito se posicionou contra a realização dos jogos em Cuiabá, mas disse que não poderia impedir o evento na Capital porque se tratava de uma decisão federal e estadual. Contudo, Emanuel destacou que será preciso tomar todas as providências de biossegurança, como por exemplo, zero de público no estádio.
Jogos em Cuiabá
A Arena Pantanal receberá jogos das seleções da Argentina, Colômbia, Equador, Chile, Bolívia e Uruguai. A partida de abertura da competição é Brasil x Venezuela, em 13 de junho, às 18h (de Brasília), no Mané Garrincha, em Brasília. No mesmo dia, às 21h (de Brasília), ocorre o primeiro duelo em Mato Grosso, quando Colômbia e Equador se enfrentarão na estreia do torneio.
Fonte: RD News