A Energisa está sendo investigada pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA) por, supostamente, ter sido a causadora do incêndio que atingiu a região do condomínio Brasil Beach, às margens da MT-010, estrada que liga Cuiabá ao Distrito da Guia, em agosto deste ano. Na ‘Operação Abuterum’, deflagrada nesta sexta-feira (18), foram requisitadas informações e documentos que poderão embasar o inquérito policial.
“Temos situação que envolve a concessionária de energia que, em tese, o início do fogo teria ocorrido durante uma manutenção de rede, em um fio elétrico, que resultou em uma faísca, que se desdobrou para um incêndio. Um deles foi no Brasil Beach”, explicou a delegada Alessandra Saturnino de Souza Cozzolino, titular da Dema.
Nesta sexta-feira, a Polícia Civil entregou uma requisição para a concessionária, com o intuito de levantar elementos e documentos que tragam mais informações para o inquérito policial. “A Concessionária tem a obrigação de prestar informações e, diante da legislação atual, inclusive para que não haja nenhuma alegação de eventual abuso, foi dado o prazo para que os documentos sejam entregues. Caso não aconteça, adotamos medida mais intensiva”, disse a delegada.
“A delegacia e os órgãos de persecução, independente de quem seja, atua com a mesma força para responsabilizar os responsáveis pelos crimes cometidos. Entre as propriedades privadas e estabelecimentos, foram atingidos mais de dez neste incêndio do Brasil Beach. Sem contar o mormaço e a intensa fumaça que se espalharam por Cuiabá, prejudicando a saúde de todos”, finalizou a delegada.
Outro lado
A assessoria de imprensa da Energisa informou que a empresa respeita a legislação, inclusive ambiental e que tem acompanhado com sensibilidade a questão das queimadas, tendo inclusive doado alimentos para animais silvestres, particapado em ações da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislação para a recuperação da região, além da manutenção planejada e periódica que todas as redes de distribuição da empresa recebem.
Confira o posicionamento compleo abaixo:
As ações da Energisa Mato Grosso são pautadas pelo total respeito à legislação, inclusive ambiental, com o objetivo primordial de preservar o patrimônio socioambiental do nosso Estado.
A distribuidora tem acompanhando com sensibilidade a questão das queimadas e por entender a importância desse patrimônio não só para o estado, mas para todo o País, tem contribuído com ações efetivas para a recuperação do Pantanal, com a doação de alimentos para animais silvestres, participação em ações da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislação para a recuperação da região, além da manutenção planejada e periódica que todas as redes de distribuição da empresa recebem.
A empresa está à disposição das autoridades para os esclarecimentos que se fizerem necessários e ressalta que as informações solicitadas pelas autoridades já estão sendo providenciadas e serão enviadas dentro do prazo determinado.
O incêndio
O fogo que atingiu a região do condomínio Brasil Beach, às margens da MT-010, estrada que liga Cuiabá ao Distrito da Guia, devastou 800 hectares, o equivalente a mais de 1,1 mil campos de futebol. Bombeiros precisaram ser chamados de suas folgas e foram utilizados em torno de 50 mil litros de água.
Conforme as informações do Corpo de Bombeiros, o combate perdurou durante todo o dia, se estendendo pela noite, sendo que as chamas somente foram controladas após sete horas ininterruptas de trabalho dos homens da corporação.
Na ação, foi preciso utilizar a água da lagoa artificial que pertence ao condomínio Brasil Beach para ajudar a apagar as chamas.
Fonte: Olhar Direto