Montagem teatral que representa um episódio marcante na história mato-grossense, a peça “Rusga” será apresentada nesta terça-feira (19), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), às 19h30, em Cuiabá. O espetáculo é realizado pela Confraria de Atores e a entrada é gratuita.
Rusga, que significa conflito, foi uma luta armada que ocorreu no estado durante o período regencial. Parte da elite cuiabana, desejosa de poder, se levantou contra os inimigos da elite de ascendência portuguesa, chamados pejorativamente de “bicudos”.
O ator e pesquisador histórico da peça, Benone Lopes, explicou que existem várias versões sobre como a Rusga teria acontecido em Mato Grosso, no século XIX. Segundo ele, a peça é uma interpretação da Confraria de Atores sobre o episódio.
“A gente tenta trazer esse clímax de terror que Cuiabá vivia naquele momento. A Rusga foi um conflito de campo aberto na cidade. Nós acreditamos que muitos foram mortos e muitos perseguidos”, disse Benone.
O espetáculo trata de uma disputa de poder e riquezas, com manifestações de xenofobia em nome de supostos ideais de patriotismo. A trama gira em torno de quatro personagens no dia do acontecimento histórico, que ocorreu em 30 de maio de 1834.
Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na bilheteria do Teatro da UFMT, uma hora antes do início da seção. O espetáculo faz parte da programação cultural “Panorama das Artes da Cena”, realizada pela UFMT.
Fonte: G1 MT