Uma família que formava uma organização criminosa conhecida como “Mato Grosso” foi presa pela Polícia Civil de Rondônia nesta quinta-feira (1). Mandados também foram cumpridos no município de Sapezal (a 499 km de de Cuiabá) e Paranatinga. Os 31 presos são suspeitos de cometerem 100 homicídios nos últimos dez anos.
A operação foi denominada “Xeque-mate”. A família, que morava em Monte Negro (RO), teve autoria confirmada de vários assassinatos. Além de Sapezal e Paranatinga, em Mato Grosso, os 31 mandados também foram cumpridos nos municípios de Ariquemes, Monte Negro, Ouro Preto, Jaru, Porto Velho, Guajará-Mirim e Costa Marques, todos em Rondônia.
Com os suspeitos a polícia apreendeu armas de fogo e R$ 120 mil em dinheiro. A família atuava fazendo cobranças. Por um período de dez anos eles praticaram ameaças e extorsões, contratados por empresários de Monte Negro. Eles também matavam qualquer pessoa que desafiasse ou desrespeitasse a família.
Membros da família chegavam a ser presos, mas seus parentes soltos continuavam a matar rivais. Além de homicídio, eles também são investigados pelos crimes de Extorsão, tráfico de drogas e associação ao tráfico, furtos, assaltos a mão armada e ameaças.
Redação/Olhar Direto/Com informações do G1