Famílias estão denunciando lançamento de veneno agrícola sobre propriedades, que causou prejuízo e problemas de saúde na comunidade Boa Esperança, distante 8 quilômetros do município de Paranaíta (851 km ao norte). As informações são do Muvuca Popular.
Os sobrevoos de aeronave agrícola aconteceram entre 14h e 17h de terça-feira (6) e deixaram um rastro de destruição nas lavouras de pelo menos 7 pequenas propriedades.
Nesta quinta-feira, equipes da Secretaria de Agricultura do município e técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realizaram coleta de amostras das plantas e do solo para análise.
O agricultor Manoel Pereira dos Santos, 57, perdeu 500 mudas de melancia da chácara de cerca de um hectare, além de outros legumes e hortaliças. A filha, Angélica Lopes dos Santos, 23, diz que o prejuízo foi grande em relação à produção da comunidade.
Mas assegura que o medo é em relação aos danos que o veneno lançado pode acarretar a todos. Cita que já no período da noite, idosos e crianças reclamavam de dores de garganta e tosse.
Contudo, acredita que o veneno era destinado a uma grande propriedade rural vizinha das famílias cooperadas. Mas, como ventava na hora da pulverização, o veneno se espalhou e atingiu toda área. Em 11 anos que a família reside ali, foi a primeira vez que sofreu um ataque desses.
A orientação dos técnicos foi de que aguardem o resultado das análises, que deve ser divulgado no início da próxima semana, para em seguida formalizar a denúncia junto ao Ministério Público.
Fonte: Muvuca Popular