Secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, defendeu nesta última quarta-feira (2), a realização de jogos da Copa América, em Cuiabá, em entrevista ao programa Opinião, da TV Pantanal. Ele afirmou que a Capital contará com toda segurança e, sobretudo, seguirá rigidamente os protocolos sanitários, ao refutar as críticas sobre a cidade sediar os jogos da Copa América.
Figueiredo acredita que as partidas não irão causar riscos maiores à população, uma vez que seria necessário apenas olhar em volta para observar as gigantescas aglomerações em bares, restaurantes e ônibus. Além do número elevado de pessoas em eventos clandestinos que são realizados diariamente. Garantindo que são estes acontecimentos que têm provocado riscos maiores da disseminação e contaminação da doença.
“Não são três jogos que trarão mais riscos à população. Conseguiria elencar centenas de eventos que acontecem diariamente na nossa Capital que representam os verdadeiros riscos de contaminação do vírus. Basta dar uma volta na cidade, e veremos ônibus lotados, barzinho lcheios, fila enormes de bancos, além de outra série de eventos diários, onde encontramos as pessoas que ainda não foram vacinada. Então, existe uma certa hipocrisia em falar em riscos com Copa américa em Cuiabá, neste momento”, afirmou Gilberto.
Assim, ainda garantiu o secretário, que os jogos que acontecerão na Arena Pantanal não vão piorar o quadro epidemiológico da covid-19. Pois, pior que os jogos e suas críticas, são os vários comportamentos que temos observado de parte da população fora dos estádios. Porque lá, ainda existem um controle rígido de biossegurança.
“Essa é uma doença infectocontagiosa, transmitida de pessoa para pessoa […] Só tem duas maneiras de conter essa transmissão: com vacina ou com distanciamento social. E não temos vacina para todo mundo”, completou Gilberto.
Além de Cuiabá, os estados de Brasília, Goiânia e Rio de Janeiro receberão os jogos. A competição está prevista para acontecer entre 13 de junho e 10 de julho.
Copa América
Cuiabá receberá cinco jogos da Copa América de 2021. Entre eles está o duelo entre Argentina e Bolívia, com a presença praticamente confirmada de Lionel Messi no gramado mato-grossense.
A Arena Pantanal receberá os seguintes jogos:
Colômbia x Equador – 13 de junho (19h de MT)
Chile x Bolívia – 18 de junho (16h de MT)
Uruguai x Chile – 21 de junho (16h de MT)
Bolívia x Uruguai – 24 de junho (16h de MT)
Bolívia x Argentina – 28 de junho (19h de MT)
Fonte: O Bom da Notícia