Fórum discute a implantação de uma linha férrea ligando Porto Velho a Cuiabá

Fonte:

A Pró Ferrovia – MAFERRON -, uma iniciativa empresarial que defende a construção do “Modal Ferroviário de Rondônia, realizou na última terça feira (05), o primeiro Fórum PRÓ FERROVIA, que visa garantir o avanço dos trilhos para definir os gargalos que impedem o progresso e crescimento do empreendimentos produtivos no estado.

De acordo com o presidente do Fórum, Antônio José Magalhães, o novo trecho a ser construído beneficiará o escoamento agrícola, a mobilidade de passageiros e a movimentação de cargas.

“O comércio e a indústria necessitam de um transporte mais barato para os seus produtos. A construção de um modal ferroviário ligando Porto Velho e Cuiabá-MT vai gerar um grande progresso socioeconômico em nosso estado, e ajudará e muito, o crescimento de todos os municípios por onde a linha passar”, defende o presidente do Fórum.

Ainda de acordo, o presidente relata que esse modal vai atrair investimentos do governo federal e posicionar Rondônia como um grande exportador e produtor em agronegócios.

 “É preciso agir, pois temos concorrentes nesse investimento no interior de São Paulo e no Pará. Podemos perder importantes mercados por conta desse vácuo dos empreendimentos. Esses modais vai atender e expandir a demanda de transporte, barateando os custos, gerando muito emprego e renda, fomentando a economia estadual e nacional através da exportação do setor primário, manufaturados, agronegócios, agregando valores aos insumos e matérias primas feitas aqui em Rondônia”, completou Antônio José.

Estiveram discutindo no Fórum diversas autoridades, assim como o Vice governador, José Jodam, presidente do Fiero, Marcelo Thomé, secretários de agricultura, investidores, empresários e produtores de soja, o presidente do Conselho de Engenharia e Agronomia de RO, Carlão Xavier, entre outros convidados.

CREA – RO VÊ COM BONS OLHOS A GERAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA OS PROFISSIONAIS NO ESTADO

Para o presidente do CREA-RO, Carlão Xavier, essa construção vai gerar centenas de empregos para os engenheiros em todos os setores. “A engenharia, aliada a tecnologia, é capaz de construir até 4 km de linha férrea ao dia de trabalho, além da ligação através de dezenas de pontes levantadas ao longo do trajeto”, comenta Carlão.

Segundo o Fórum Pró Ferrovia, a proposta inicial é fazer uma linha paralela a BR 364, e isso significa o baixo o custo da escoação da produção.

“Entendi que será necessário um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do trecho ligando as duas Capitais. Já há uma consciência de compensação social, e isso é importante para uma obra tão valorosa para nossa região. A engenharia vai dar um salto com tamanha visão de empreendimento gerando a diminuição de custos ”, finaliza o presidente do CREA-RO.

Fonte: Midia Rondoniense