Gestão compartilhada é trunfo da Prefeitura para fortalecer o turismo na Capital

Fonte:

Atuar de maneira compartilhada, ouvindo e contando sempre com a participação de toda a sociedade civil organizada. Esse é o principal trunfo da gestão do Município para incluir Cuiabá, de maneira definitiva, no roteiro nacional e internacional do turismo. O mote foi um compromisso adotado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, ao assumir a liderança do Executivo municipal, e foi reforçado nesta sexta-feira (27), em reunião com representantes do Trade Turístico de Mato Grosso.

Reconhecendo toda potencialidade do turismo e da cultura cuiabana, bem como suas importâncias para o desenvolvimento econômico e sustentável da Capital, o prefeito tem buscado alternativas que possam contribuir para o fortalecimento desse campo. Durante o mês de agosto, por exemplo, o gestor esteve em viagem aos Estados Unidos, onde pôde apresentar Cuiabá e encaminhar parcerias com diversas instituição internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e também o Consulado-Geral do Brasil, em Nova Iorque.

“Através do turismo, estamos buscando abrir novas perspectivas econômicas para a cidade. O turismos é uma bandeira que gera empregos e traz riquezas para o município. Por isso, nossa ideia é passar a atuar de forma eficaz nessa área, criando uma política de fomento e fortalecimento que prolongue por muitos anos. Mas, tenham a certeza que na nossa gestão não há a menor possibilidade de isso ser feito sem que exista uma abertura para a participação da sociedade. Estamos construindo essa política e o Trade está inserido nela como arquiteto desse processo”, afirmou Emanuel.

Para o representante do Trade Turístico, Jayme Okamura, além Centro Geodésico da América do Sul, Cuiabá é um ponto estratégico para ter acesso a outras regiões do estado. Por conta disso, ele destaca que é necessário fazer o resgate de uma política voltada para o turismo que, segundo Okamura, está pelo menos 10 anos atrasada. “Temos totais condições de fazer essa recuperação e, durante esse processo, a Prefeitura pode sempre contar com o Trade. Parabenizamos o prefeito pela forma que tem atuado e temos a certeza que essa gestão compartilhada irá desfazer esse atraso”, comentou o representante.

Presente na reunião, o secretário nacional de Estruturação do Ministério do Turismo, Totó Parente, ressaltou que, apesar de Cuiabá ter uma história e uma cultura riquíssima, nos últimos anos o turismo regional foi tratado com uma visão extremamente humilde, sendo pouco explorado e deixado em segundo plano. No intuito de colaborar para o crescimento desse âmbito na capital mato-grossense, o cuiabano se colocou à disposição para atuar como facilitador para o município dentro órgão federal.

“Qualquer governante que tiver uma visão de futuro, tem que colocar o turismo com um dos campos prioritários para o desenvolvimento da cidade. Aplicar recursos no turismo não é gasto, mas sim um investimento que traz um enorme retorno econômico para a cidade. O Ministério tem tomado uma série de medida para fortalecer esse campo e venho aqui me colocar à disposição para ajudar Cuiabá. Não podemos mais aceitar que as pessoas usem Cuiabá apenas para descer no aeroporto e embarcar em um novo voo”, disse o secretário.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, a reunião com representante de diversos segmentos é mais um desdobramento importante dentro do trabalho de captação de investimento que a Pasta tem executado. “Por meio de parcerias, já conseguimos alguns recurso que estão sendo aplicados em Cuiabá. Todavia, temos a pretensão de trabalhar de forma ainda mais ampla, avançando de forma significativa até os nossos 300 anos”, pontuou.

Também participaram do encontro o secretário extraordinário dos 300 anos, Júnior Leite, o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento, Vinicius Hugueney, o procurador-geral do Município, Nestor Fidelis, o secretário-adjunto de Turismo, Marcos Fabricio, o deputado federal Victório Galli, e também representantes do Conselho Municipal de Cultura.

Fonte: Da Redação