Sonho antigo dos moradores do Distrito do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, a pavimentação de 8,4 quilômetros da MT-402, finalmente terá a ordem de serviço autorizado neste domingo (15), pelo governo do Estado. O investimento será da ordem de R$ 11,5 milhões para a pavimentação da estrada, entre a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-215) até o distrito.
O lançamento da obra será feito pelo governador Pedro Taques e o secretário de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo Duarte, visando valorizar a história e a cultura da capital mato-grossense. O Distrito do Coxipó do Ouro foi o primeiro lugar de desembarque dos bandeirantes paulistas e ponto de assinatura da Ata de Fundação da Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Segundo informações do governo, antes do lançamento e da assinatura da ordem de serviço para o início da obra será celebrada uma missa no local onde nasceu Cuiabá. “Este é um pedido antigo dos moradores da região e a chegada do asfalto trará um sentimento de alívio além de fomentar o turismo da baixada cuiabana”, reconhece o governo.
As obras serão conduzidas pela Sinfra e fazem parte do programa Pró-Estradas que, em três anos da atual administração, o órgão estadual concluiu 2.400 quilômetros de asfalto, considerando as obras de construção (1.000 km) e de reconstrução (1.400 km) do antigo pavimento.
Os moradores da região reivindicam ainda a pavimentação do trecho a partir da vila até a ponte de ferro, nas proximidades do bairro Três Barras, perímetro urbano da cidade, que passa por licitação do projeto e de estudos ambientais.
O asfalto atenderá cerca de 1,5 mil famílias e beneficiará ainda comunidades como o Arraial dos Freitas, São Jerônimo, Colina Verde, dos Médicos, Ponte de Ferro, Recanto Tranquilo, Maria Hipólita e Recanto da Japuíra.
Fonte: Folhamax