O secretário de Infraestrutura, Marcelo Padeiro, revelou que os editais para a sequência de obras do Hospital Júlio Muller e do Rodoanel devem ser lançados nos próximos dias. A informação foi revelada nesta quarta-feira (16), em entrevista à Rádio Centro América. “Grande novidade para a população”, afirmou o gestor da pasta.
Segundo Padeiro, o edital do Hospital Júlio Muller deverá poderá ser lançado na próxima terça-feira (22), a depender do andamento que a situação tiver na Procuradoria do Estado, por conta de pendências jurídicas que ainda existem.
Quanto ao Rodoanel, a expectativa é que o edital para a contratação da empresa que retomará a obra seja lançado na sexta-feira (18). “Pode ser que a gente publique. Não vou te dar uma certeza ainda, porque depende de alguns detalhes, mas a intenção é para esta semana”.
Júlio Muller
Localizado às margens da MT-040 (saída para Santo Antônio do Leverger), o novo hospital universitário foi orçado em R$ 120 milhões. Metade do recurso foi adquirido pela UFMT junto ao Ministério da Educação (MEC) e encontra-se parado em uma conta administrada pelo Governo do Estado.
A obra foi paralisada em 2014, por uma decisão da Sinfra – no então Governo Silval Barbosa – sob a justificativa de que haviam irregularidades no projeto e no terreno onde a unidade está sendo construído. À época, o contrato com o Consórcio Normandia, Phoenix e Edeme foi rescindido.
O Governo anterior chegou a instaurar processo administrativo para apurar se a empresa tinha culpa pela não execução da obra. Atualmente, há uma comissão para estudar a situação do contrato e apontar alternativas para a retomada do serviço. Por enquanto sem soluções, o projeto passa por reformulações junto à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
No início deste ano o Ministério Público Federal abriu um inquérito civil para apurar a suspensão da obra. A investigação surgiu após relatorio da Controladoria Geral da União (CGU) apontar irregularidades no convênio firmado entre a UFMT e o Governo do Estado, através da extinta Secretaria de Cidades (Secid).
Se estivesse funcionando, a estrutura do novo hospital contaria com 250 leitos, 23 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) adulto, 16 UTIs pediátricas, 20 UTIs neonatal, 26 leitos pré-atendimento, além de farmácia, laboratório, seis para cirurgias, clínicas para diversas especialidades, entre outras funções.
Rodoanel
A construção do Rodoanel foi iniciada em 2009, durante a gestão de Wilson Santos (PSDB) como prefeito de Cuiabá. A primeira etapa foi entregue e depois disso um novo projeto, da Agência de Execução de Projetos da Copa de 2014 (Agecopa), foi apresentado.
Em agosto de 2018, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), ligada à gestão Pedro Taques (PSDB), divulgou que havia retomado o processo licitatório para a conclusão das obras do Rodoanel em Cuiabá e Várzea Grande, que deveriam custar R$ 498 milhões.
Em um Termo de Compromisso de 2012 consta que o projeto para a finalização desta obra, à época a cargo da Secretaria de Estado de Transportes e Pavimentação Urbana (SETPU), custaria R$ 354.389.227,00 com verbas do Governo Federal, 143.610.773 a menos que o projeto de Taques.
No início deste ano, ao assumir o Paiaguás, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que retomaria mais uma vez a licitação com novas mudanças no projeto, mas não falou quanto o novo processo iria custar aos cofres públicos.
Ainda no ano passado, em reunião com a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado, apresentou um anteprojeto que incluía quatro novos viadutos, quatro pontes e uma trincheira na altura da Avenida Antártica.
Na ocasião, de acordo com Fanaia, dos R$ 500 milhões previstos para execução da obra, R$ 110 milhões já estavam depositados em uma conta do Governo do Estado há 5 anos.
Fonte: Olhar Direto