Importante personagem da história de Cuiabá, o bispo Francisco de Aquino Corrêa, conhecido como Dom Aquino, foi governador de Mato Grosso entre 1918 e 1922. Político, escritor e poeta, ele nasceu em 1885.
A casa onde morou o ilustre personagem da nossa história abriga, atualmente, o Museu de História Natural de Mato Grosso. O imóvel do século 19, tem a história contada pelo jornalista Elias Neto após votação em enquete no G1.
A casa fica à beira do Rio Cuiabá foi construída em adobe e taipa e é localizada Avenida Manoel José de Arruda, popularmente conhecida com Avenida Beira Rio.
Confira matéria produzida pela TVCA neste link: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2019/04/25/imovel-do-seculo-19-casa-de-dom-aquino-em-cuiaba-abriga-museu-de-historia-natural-de-mt.ghtml
Por muito tempo o principal caminho para chegar até a residência era Rio Cuiabá. No tempo da seca o leito do rio ficava baixo e era preciso caminhar, mas no tempo de rio cheio a água chegava pertinho da porta.
Os principais veículos eram as canoas, barcaças e pequenos navios. Era mais seguro subir a barranca do rio do que seguir pelas trilhas e enfrentar índios arredios e animais peçonhentos e perigosos.
O imóvel resistiu a uma enchente que ocorreu em 1974, e continua na mesma construção original. Atualmente, o espaço contém um acervo grande em fósseis de dinossauros e várias peças que contam a história do estado.
O Museu de História Natural de Mato Grosso é aberto ao público, e funciona de terça-feira a sábado, das 8h às 18h.
Fonte: G1 MT