Incêndio florestal é registrado na Baía dos Guatós pela 2ª vez este mês

Fonte:

Os incêndios florestais na Baía Guató, no Pantanal Mato-grossense, foram retomados nesta quinta-feira (22). Os moradores da região estão preocupados com a situação, porque não há nenhuma movimentação de combate às chamas, que se espalham em uma área de reserva indígena, que passa por litígio na Justiça.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Poconé e membro dos Guardiões do Pantanal, Raul dos Santos, a reserva é o único ponto onde os focos estão sendo registrados com frequência. No restante da região, houve uma redução de 80% no número de incêndios em relação ao ano passado.

No restante das áreas, onde estão as fazendas, existem equipes de brigadistas e condições de acesso ao Corpo de Bombeiros. Já na baía, a situação é preocupante por conta da densidade da mata e da falta de estradas em condições de uso.

No começo do mês, houve uma situação parecida e a própria mata, ainda verde em alguns pontos, conteve as chamas. Contudo, a estiagem se assevera e os pantaneiros não sabem por quanto tempo as barreiras naturais vão impedir o fogo de se expandir.

O que dizem os Bombeiros?

A equipe do LIVRE entrou em contato com a assessoria do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno. O espaço continua aberto para manifestações.

Fonte: O Livre