Os irmãos cuiabanos Mel e Davi Fernandes, de 5 e 8 anos, respectivamente, foram selecionados para o filme “Teste de Elenco”, da Wcfilmes, que será exibido na plataforma de streaming Amazon Prime Video.
Apesar da pouca idade, os irmãos colecionam trabalhos produzidos por diversas agências e produtoras em Cuiabá, como a Genius Publicidade, Pantanal Filmes, Plano B Filmes, Molêra Filmes, Quadro a Quadro e TVCA.
Para a mãe, Leticia Fernandes, todos e cada um desses trabalhos contribuíram para a nova conquista.
“Desde bebezinhos participam de vídeos informativos e comerciais de várias empresas. Cada personagem que eles fizeram para alguma propaganda acabou ajudando um pouco mais no desenvolvimento deles”, aponta Leticia.
No currículo, ambos colecionam inúmeros trabalhos. Davi é embaixador de uma loja de roupa infantil com o seu nome, além de ser ator e modelo. Por sua vez, Mel é atualmente a Mini Miss Mato Grosso e sob a coordenação de Muryllo Lorenzoni irá representar o estado no Mini Miss Brasil, que acontecerá em agosto, em Campo Grande.
A primeira experiência fora de Mato Grosso foi na maior convenção de talentos no Projeto passarela que aconteceu em Brasília.
A dupla cresceu com a influência da mãe que é advogada e proprietária de uma loja de roupa infantil, mas teve diversas experiências na televisão. Desde papéis em comerciais à repórter freelancer.
“Eu sempre gravei comerciais, em casa vivia com câmeras, o pessoal indo lá gravar e eles acabaram pegando intimidade. Durante as duas gestações fiz papéis em comerciais e depois disso também”, conta Leticia.
O pai das crianças é engenheiro e também advogado, mas esporadicamente participa de alguns comerciais, quando é solicitado.
A partir desse interesse dos irmãos Fernandes, a mãe os matriculou em cursos para aprimorar a sua desenvoltura frente às câmeras. Já fizeram curso com André d’Lucca, que protagoniza a icônica Almerinda, e participaram da Turma do Vini, voltado especificamente para a TV.
“Eles gostam bastante, isso é que é o legal! Quem trabalha com as crianças vê que elas se sentem bem no meio, o que minimiza até mesmo o serviço da produção, uma gravação que duraria 1h acaba durando menos tempo”, compara Leticia.
“Pra mim é muito legal vê-los interpretando e improvisando. Se esquecem do texto, não voltam, não param, quem está alí nem percebe que isso aconteceu. Já estão improvisando bem, é super legal ver a evolução”.
A mãe ainda alerta para os cuidados que precisam ser adotados em todo esse processo, no intuito de proteger a saúde mental das crianças frente possíveis críticas e perdas.
“Como mãe, a gente tem que saber que é impossível evitar ou não, mas podemos evitar que eles desistam com os julgamentos. Dizer que se, naquele momento não estiver preparado, não pode desistir, tem que continuar! Isso é uma escola para a vida”, diz sobre a necessidade de saber lidar com as situações.
A trama do filme
O filme intitulado “Teste de Elenco” é dirigido por Washington Carvalho.
A obra retrata os percalços do caminho trilhado por atores ao longo de toda a carreira artística. Mostra as dificuldades e os nãos que antecedem o sucesso. Entretanto, muitos desistem antes desse sucesso chegar, pelos mais diversos motivos.
Segundo a sinopse do filme, três inescrupulosos produtores de cinema usam suas posições privilegiadas para assediar atores em início de carreira.
Na produtora de cinema, atores iniciantes de todo o país se preparam para realizar um teste de elenco para um longa-metragem. Inicialmente tudo aparentava correr bem, até o momento em que os resultados foram anunciados.
Em reunião fechada com cada um dos participantes, começa a decepcionante sessão de humilhações. “Você se submeteria a uma humilhação para conseguir o papel principal?”, questiona o telespectador no final do texto de apresentação da produção.
Os irmãos Fernandes ainda não têm um papel definido na trama. Entretanto, ao que tudo indica, Mel desempenhará o personagem infantil de uma atriz que iniciou cedo na carreira, sempre participando de testes, passando por dificuldade até conseguir, na fase adulta, uma grande oportunidade.
O futuro
Os irmãos estão concorrendo a outras duas oportunidades. Uma delas é a participação em um filme que conta a história de uma dupla sertaneja. “A gente não sabe o nome da dupla, eles não divulgam, mas estamos aguardando a resposta”, revela a mãe dos atores.
A mãe conta que o Instagram é uma porta de entrada para novas oportunidades. “Eles estão sempre mandando material, nos pedem e a gente vai mandando”, diz.
Devido ao teste, os três estão no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá. Eles permanecem na cidade após a aprovação, pois já receberam novas propostas. A agência Cintra demonstrou interesse em agenciar a carreira dos dois.
O tempo exato da estadia no Rio de Janeiro ainda é incerto, tudo depende dos próximos acontecimentos. “As gravações vão começar na metade de março, e vamos ficar uma temporada aqui para que eles possam gravar”, revela Leticia.
A definição dos personagens e possíveis futuras propostas é que definirão o tempo que a família Fernandes permanecerá na cidade.
Mas ela reforça “a gente sempre fala que veio de Cuiabá, justamente para poder levar o nome de Mato Grosso para os lugares”, diz com orgulho a mãe por ter seus filhos representando o estado em uma produção de renome.
E como fica a rotina?
A dupla tinha uma rotina bastante ativa antes da pandemia provocada pela covid-19.
Os irmãos fazem natação, ballet e teatro. Atualmente eles têm aulas de libras, inclusive Mel se apresentou na noite de talentos do Mini Miss Mato Grosso – em dezembro, dançando e interpretando em libras as músicas Noite Feliz e Bate o Sino.
Com relação à escola, as crianças também são empenhadas. Mel está no primeiro ano e Davi indo para o terceiro, ambos no São Gonçalo.
“Como eles estão loucos para voltar para a escola, vão permanecer no sistema híbrido até a gente saber a resposta do filme. Aí, saindo a resposta, a gente volta para o online enquanto durarem as gravações”, revela a mãe.
Para acompanhar o trabalho dos irmãos Fernandes basta acessar os instagrans da dupla @melfernandesmiss e @d_fernandes
Fonte: Midianews