Lagoa do Parque das Águas sofre com período de seca em MT

Fonte:

O nível de água na lagoa do Parque das Águas, em Cuiabá, está abaixo do normal devido ao período de estiagem. A situação tem preocupado o público do parque devido aos animais que habitam o local, como os jacarés que fazem sucesso entre os frequentadores do lugar.

De acordo com empresa que administra o Parque das Águas, a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), é comum que nesta época esse tipo de fenômeno ambiental natural ocorra em lagos e rios.

Em nota, a Limpurb reforça que monitora a situação constantemente e destaca que não há qualquer indício de riscos às espécies que habitam no local.

Segundo o relatório do Painel Intergovernamental Sobre Mudanças Climáticas (IPCC), a estiagem que afeta todo o Brasil, trata-se da pior seca desde que o fenômeno começou a ser medido, em 1910.

Parte da estiagem pode ser atribuída ao fenômeno La Niña, que provoca resfriamento das águas do Oceano Pacífico e altera a dinâmica das chuvas.

Decreto de emergência

A falta de chuva também afetou a cidade de Chapada dos Guimarães (60km de Cuiabá), que declarou situação de emergência no município devido à severa seca. A situação já atinge aproximadamente 5.691 munícipes que se encontram sem abastecimento regular de água potável na zona rural, sendo assistidos precariamente com a disponibilização do único caminhão pipa a serviço do poder público municipal.

No decreto, assinado pelo prefeto Osmar Froner (MDB), o Executivo Municipal explica que a situação de emergência se faz necessária diante da falta de chuvas regulares no município, que desde o início do mês de julho de 2021 sofre com a seca.

Fonte: Hipernotícias