“Lula foi o maior presidente do País e nos colocará no 2º turno”

Fonte:

Julier Sebastião minimizou escândalos de corrupção no Governo do ex-presidente: perseguição

O candidato a prefeito Julier Sebastião (PT) afirmou que acredita que o prestígio político e eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá colocá-lo no segundo turno em Cuiabá.

Em entrevista ao MidiaNews, o ex-juiz federal disse que Lula foi o maior presidente que o País já teve. Citou que petista criou programas que melhoraram a vida dos mais pobres, minimizou os escândalos de corrupção, classificando-os como “perseguição”, e disse que, se eleito, irá se inspirar na gestão do ex-presidente.

“Nós temos em Cuiabá um prefeito à reeleição que foi pego com dinheiro no paletó e querem discutir governo que já se encerrou há mais de cinco anos? Eu tenho muito orgulho do presidente Lula estar conosco e, sem dúvida, é um dos nossos principais apoiadores”, disse.

Na entrevista, Julier também acusou o candidato Abílio Junior (Podemos) de usar a estrutura da Câmara Municipal na campanha. Ele, ainda, falou sobre seu plano de governo para área da Saúde, Educação e saneamento básico.

Leia os principais trechos da entrevista:

MidiaNews – Durante o debate na Gazeta, o candidato Abílio apontou uma contradição quanto ao senhor criticar o prefeito Emanuel e ter feito live com alguém alvo de denúncia de corrupção, de ser do partido de uma presidente afastada por pedalada fiscal e outro preso por corrupção. O que tem a dizer?

Julier Sebastião – Isso foi uma provocação do bolsonarista que não tinha o que dizer. Nós nos orgulhamos muito do Governo da presidente Dilma, que sofreu um golpe. Temos o maior orgulho de termos o presidente Lula nos apoiando. O bolsonarista que fez isso é o mesmo que apoia o senador que estava com dinheiro na cueca [Chico Rodrigues].

É o mesmo que apoiou o dinheiro depositado pelo Queiroz. E é o mesmo que faz campanha, ele e o vice [Felipe Wellaton], sem se licenciar, recebendo salário, verba indenizatória e com quase 30 funcionários da Câmara fazendo campanha para eles. Isso sim é um modo grave de corrupção.

MidiaNews – O que o senhor acha dessas críticas ao o ex-presidente Lula e Dilma?

Julier Sebastião – Como todos os bolsonaristas, são hipócritas. Criticam um governo que cuidou dos mais pobres, tirou milhões de brasileiros da pobreza e que implementou muitas medidas sociais como o  Bolsa Família, Luz para Todos, Minha Casa, Minha Vida, o Samu, os PSF’s… Enfim, inúmeros programas sociais que, com certeza, vamos reproduzir em Cuiabá.

MidiaNews – Não acha que a população está relutante em eleger alguém do PT pela razão de escândalos de corrupção?

Julier Sebastião – Eu acho que isso [escândalos de corrupção] foi uma perseguição. Não há nenhuma prova disso. Sabe o que é mais interessante? Nós temos em Cuiabá um prefeito à reeleição que foi pego com dinheiro no paletó e querem discutir governo que já se encerrou há mais de cinco anos? Nós temos que discutir como o líder do atual governo estava com dinheiro na cueca. Literalmente, dinheiro sujo. Isso os bolsonaristas não explicam. Eu tenho muito orgulho do presidente Lula estar conosco e, sem dúvida, é um dos nossos principais apoiadores.

MidiaNews – O senhor acha que o Lula foi o maior presidente do país?

Julier Sebastião – Não sou eu quem diz. É o povo brasileiro que diz que ele foi o maior presidente que o País já teve. Ele saiu com 87% de popularidade, reelegeu a sucessora. E hoje, se formos fazer qualquer pesquisa, o Lula ganha a eleição como ganharia em 2018 se não tivesse sido retirado ilegitimamente. Até porque todos temos boas memórias. Ele liderava a corrida presidencial.

MidiaNews – O apoio dele e ele no seu palanque, então, mais ajuda que atrapalha?

Julier Sebastião – Ele nos coloca no segundo turno. Nós temos recebidos inúmeros apoios de pessoas saudosas da plena empregabilidade do Governo Lula, que poderem viajar, comprar carros, ter casa. Como diria o ministro da Fazenda preconceituoso, Paulo Guedes: ‘Até empregada doméstica ia para Disney’. Então, estamos com saudades disso, sim.

MidiaNews – Apesar de dizer que o apoio do Lula lhe coloca no segundo turno, as primeiras pesquisas divulgadas até agora trazem percentuais baixos ao senhor.  Acredita que pode reverter isso?

Julier Sebastião – Eu acho que a eleição está começando agora. Agora que está sendo colocado o bloco na rua. Nós vimos nessa semana que num simples debate que quem estavam liderando pesquisa não foi, correu, amarelou. E os outros se desmoronaram com seus programa de governo.

MidiaNews – Um dos principais pontos do seu plano de governo é a criação do Bolsa Família cuiabano. Não acha que é uma proposta populista?

Julier Sebastião

“Nós estamos cansados de pessoas que fazem demagogia com o sofrimento alheio”

Julier Sebastião – Não. É uma proposta que se preocupa com as pessoas que mais sofrem nessa cidade. Nós estamos cansados de pessoas que fazem demagogia com o sofrimento alheio. Nós temos no nosso plano de governo programas para criar renda e emprego, mas, ao mesmo tempo, temos programas para cuidar das pessoas que foram debilitadas pela pandemia, que perderam emprego e renda e estão passando fome. Isso tem que ser preocupação, sim, do prefeito.

MidiaNews – Qual candidato acredita que estará com o senhor no segundo turno? 

Julier Sebastião –  O lado bolsonarista é que tem que decidir isso. Do campo democrático, popular, daqueles que admiram o presidente Lula está nós. Somos nós que representamos  bandeiras de melhoria para as politicas públicas de Educação, Saúde, Segurança Pública, Saneamento e Mobilidade Urbana.

MidiaNews- Qual sua avaliação da ausência de Emanuel no debate e a possibilidade de ele não ir a nenhum debate no primeiro turno?

Julier Sebastião – Acho que ele não explicou até agora a sua administração repleta de corrução, repleta de malversação de recursos e, evidentemente, está com medo. A população está percebendo isso.  O prefeito em um ato de covardia amarelou. Ficou com medo de discutir, debater com os candidatos e com a população. Onde já se viu isso?

MidiaNews – Durante o debate da Gazeta, o candidato Abílio Junior disse que a candidata Gisela Simona era “uma boa candidata mesmo sendo mulher”. Como vê essa postura?

Julier Sebastião – Um desrespeito não só à candidata que estava lá, mas a todas as mulheres. Eu citei a presidente Dilma e, independente, se ele gosta ou não dela, tem que respeitar, tem que respeitar as mulheres. Não respeitou a deputada Maria do Rosário e não respeito as cuiabanas em geral. O cara quer ser prefeito xingando as mulheres? Como assim? Eu tenho duas filhas. Não posso aceitar isso passivamente na minha frente.

Por isso que nós temos que lutar para que sejam valorizadas as políticas de inclusão social, de valorização da mulher, do trabalho da mulher e da participação política da mulher. A minha vice, professora Vera, é uma militante histórica em defesa dos direitos das mulheres, na valorização da mulher e, mais importante, na valorização da participação política da mulher. E para isso eu brigo mesmo.

MidiaNews – O senhor tem um projeto de a Prefeitura reassumir a Sanecap e o transporte público. Tem ideia de quanto seria necessário para a Prefeitura indenizar a Águas Cuiabá, por exemplo?

Julier Sebastião – Esse negócio de quantos tem que indenizar a Águas Cuiabá é problema da Justiça. Nós não estamos aqui para proteger concessionária de água que maltratada os cuiabanos. Que não entrega água tratada e não trata o esgoto. O meu interesse como prefeito é cuidar dos cuiabanos. A Águas que procure o que ela quiser. Ela que vá lá para o outro lado do Atlântico reclamar. Nós vamos retomar o serviço do saneamento para reduzir o valor da tarifa de água, mas, principalmente, para universalizar o acesso à água tratada e retirar o esgoto do nosso rio Cuiabá, que é a nossa fonte de água. Nós não vamos ficar aí pagando um negócio que envolveu R$ 516 milhões para esse tipo de serviço porco que se presta aqui em Cuiabá.

MidiaNews – Não teme que essa medida se transforme em um grande imbróglio judicial com consequências futuras para o caixa da Prefeitura?

Julier Sebastião – Eu não sou juiz. Eu fui juiz. Quem tem que se preocupar com isso é a empresa. Vai levar 30 anos para ser decidido como são as causas na Justiça. Não é problema nosso. Nós vamos retomar os serviços e vamos cuidados dos cuiabanos. A Águas Cuiabá que vá ficar com o prefeito que escolheu ela, ela que vá chorar para o Emanuel Pinheiro.

MidiaNews – Já teve acesso à situação fiscal da Prefeitura de Cuiabá? Como estão as contas do Município?

Julier Sebastião – Já. A Prefeitura está quebrada. Essa administração é um caos. Quebrou tudo: Educação, Saúde e o prefeito só juntou dinheiro para poder fazer investimentos agora. Para inaugurar pontes, fazer viadutos. Nos outros anos ele não fez nada. Mais de R$ 1,1 bilhão na Saúde foram malversados. Três secretários afastados pela Justiça, escândalos, gente processada e, enquanto isso, a média de óbitos em Cuiabá pela Covid-19 é o dobro da média nacional, ou seja, um descaso absoluto.

MidiaNews – Os adversários do senhor falam muito em enxugar a máquina pública ao assumir a Prefeitura. Também irá demitir os cargos comissionados?

Julier Sebastião – Esse tipo de argumento é bravata, né?! Nós não vamos fazer isso. Nós temos política públicas que é inserir o mais vulnerável que ficou esquecido por 301 anos na história de Cuiabá dentro da política municipal. Isso significa que vamos beneficiar os mais pobres e vulneráveis para melhorar a vida de todos. E é por isso que nós temos políticas como o ‘Saúde em casa’, ‘Bolsa família cuiabano’, ensino integral nas escolas, redução do transporte coletivo e tarifa de água para que nós incluamos as pessoas e é essa a nossa preocupação.

MidiaNews – Em um programa na TV, o candidato Roberto França prometeu tablets para todos os alunos da rede municipal. Acha possível ele cumprir essa promessa?

Julier Sebastião – Acho que seja possível, sim, mas não acho que seja o único problema da educação municipal. Nós precisamos, primeiro, ter as crianças na escola. Não adianta a gente dar tablet para as crianças se elas não estão estudando. Nós precisamos trazer as crianças para escola, pensar nessa transição pós-pandemia, para que as crianças, primeiro, não percam o ano letivo. E o tablet, nesse sentido, passa a ser o espelhinho que os portugueses davam para os índios. Nós não vamos fazer isso.

MidiaNews – Quais são as suas propostas para a Educação?

Julier Sebastião – Nosso interesse é implantar em Cuiabá o ensino integral na rede municipal de ensino. As crianças vão ficar o dia todo na escola, com ensino, com tablet, com computador, alimentação, saúde, esporte e lazer. Além disso, vamos retornar a gestão democrática nas escolas. O prefeito atual acabou com a gestão democrática nas escolas. Os diretores agora são tudo cargo de comissão do prefeito. Nós vamos acabar com isso.

MidiaNews – Um dos temas mais debatidos mundialmente, hoje, é o meio ambiente. Cuiabá vem sofrendo com o calor e fumaça. Quais suas propostas para melhorar o meio ambiente da cidade?

Julier Sebastião – A questão ambiental primeiro passa pela questão da Sanecap, ou seja, nós temos que universalizar a água tratada e esgoto para tirar o esgoto de Cuiabá que é a nossa fonte de água. Mas precisamos respeitar as nossas fontes do Rio Cuiabá, como diz os cuiabanos, os nossos corguinhos. Todos estão degradados. O último a ser degrado foi o Córrego do Barbado, uma barbaridade o que fizeram. Nós vamos restaurar os córregos de Cuiabá, porque são eles que abastecem o Rio Cuiabá que é a nossa fonte de água. Vamos retirar o esgoto do Rio Cuiabá.

E no que se refere às queimadas, vamos tomar medidas administrativas contra o Estado e contra a União que são os dois entes federados irresponsáveis e omissos e, inclusive, incentivam o desmatamento e as queimadas na zona rural. A Prefeitura de Cuiabá, que sofre com gastos na saúde, com gasto sanitários por conta das queimadas, deve tomar providências e nós vamos tomar.

MidiaNews –  Caso eleito o senhor ainda irá pegar a Prefeitura em meio à pandemia da Covid-19.  Quais são suas propostas para Saúde? E qual sua avaliação em relação a gestão do prefeito na pandemia?

Julier Sebastião – Nós vamos implantar o ‘Saúde em casa’, que significa você dar atenção e prioridade para a saúde primária e preventiva. Vamos ter médicos e medicamentos lá na ponta, lá no bairro. Não adianta ficar construindo estruturas dentro da cidade e deixar os moradores a míngua quando estão doentes e precisam de médicos e medicamentos.

E no que se refere a gestão da saúde em Cuiabá nesses últimos quatro anos, falam os escândalos. Três secretários afastados pela Justiça, processos criminais, uso indevido de verba e a saúde, teve R$ 1,1 bilhão no orçamento e vimos o que vimos na Covid, com número de óbitos em Cuiabá sendo o dobro do nacional. Um descaso absoluto.

Fonte: MidiaNews