A super Lua de Sangue que ocorrerá na madrugada desta quarta-feira (26) poderá ser vista em Mato Grosso, assim como em todo o país. O último evento celestial do tipo aconteceu há quase dois anos e meio.
O fenômeno raro vai ocorrer ao mesmo tempo em que um eclipse total da Lua que infelizmente não poderá ser visto pelos brasileiros em sua totalidade.
Ainda, conforme a agência espacial, a Lua passará completamente pela sombra escura da Terra, criando o espetáculo conhecido como ′Lua de Sangue′′.
Durante este tipo de eclipse, que foi registrado pela última vez há 6 anos, a Lua ficará gradualmente mais escura, adquirindo uma cor enferrujada ou vermelho-sangue.
O eclipse lunar durará cerca de 15 minutos e será totalmente visível apenas em parte da América do Sul. Entre as capitais brasileiras onde o eclipse parcial poderá ser observado estão Manaus, Campo Grande, Curitiba e Porto Alegre.
Neste ano, são esperados outros 3 eclipses: em 10 de junho um eclipse solar anular, em 18 de novembro outro eclipse lunar e em 4 de dezembro eclipse solar total.
Fonte: Repórter MT