Uma proposta apresentada nesta quarta-feira (22) pelo deputado Max Russi (PSB), na Assembleia Legislativa, quer a implementação de linha de crédito, que garanta o capital de giro de micro e pequenas empresas de Mato Grosso durante o período de pandemia. Conforme a indicação, a intenção é evitar falências e demissões, devido às medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.
Ao ratificar sua cobrança pela concessão de aporte financeiro à micro e pequenos empresários, por meio da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (DESENVOLVE-MT), o parlamentar alegou que tais atividades tem sido essenciais para as matrizes econômicas nacional e estadual.
Além disso, Max avalia que a população só conseguirá cumprir com sua obrigação social, de se manter em confinamento, se tiver garantida a renda para arcar com os gastos relacionados à alimentação, moradia, remédios, higiene e outras necessidades básicas.
“Precisamos cumprir o que for determinado pelas autoridades de saúde, mas para que esse isolamento social tenha sucesso, cumprindo a sua intenção de proteger nossa população, os fatores emprego e renda precisam ser protegidos”, complementou.
O deputado Max Russi explicou ainda que a sugestão é de que a carência seja de no mínimo de 12 meses sem juros, ou que os mesmos sejam subsidiados. “Enfrentamos esse momento nebuloso em nossa história, por isso precisamos assegurar que a nossa atividade econômica, através das micro e pequenas empresas, continue engrenada e evitando demissões, evitando assim mais consequências ruins”, finalizou.