O primeiro Secretário da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Dilemário Alencar (PROS), apresentou na sessão desta quinta-feira (09.02) uma indicação ao prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) solicitando a revitalização do Morro da Luz. O vereador defende que o local seja transformado em um parque moderno e seguro para a prática da caminhada, lazer e exposição da cultura cuiabana.
“O Morro da Luz, localizado no coração cidade, há décadas está abandonado, o que o tornou em reduto de marginalidade. Em maio de 2016, apresentei a necessidade da revitalização do Morro da Luz, mas, infelizmente, a gestão do ex-prefeito Mauro Mendes não atendeu esta justa reivindicação que é defendida pela população cuiabana”, disse o parlamentar.
O Morro da Luz, denominado de Parque Manoel de Campos Bicudo foi tombado como Patrimônio Histórico Municipal pelo Decreto Lei nº 970 de 13 de dezembro de 1983, homenageando o filho do bandeirante Manoel de Campos Bicudo. No ano de 1928, foi inaugurada, naquela área elevada, a subestação da Usina de Casca I, que fazia a distribuição de energia elétrica para a capital. Por este motivo, o local ficou conhecido como Morro da Luz.
“Não podemos nos omitir frente à situação de abandono que se encontra este importante espaço público. Portanto, faz-se necessário o governo municipal mobilizar recursos junto a nossa bancada federal e ao Ministério do Turismo para levantar recursos necessários e, assim, até o ano de 2019, quando Cuiabá completará 300 anos, possamos ter o Morro da Luz transformado em um espaço para uso da população. Com essa iniciativa, certamente o Morro da Luz também se tornará em um ponto turístico”, pontuou Dilemário.