Mesmo com o acréscimo, fluxo de pessoas ainda é 40% inferior ao registrado antes da pandemia
Os passageiros de viagens intermunicipais e interestaduais estão gradativamente retornando a atividade normal. Em maio, o movimento se aproximou em 50% do que era registrado nos períodos anteriores à pandemia. Uma surpresa até para Jonny Audrey Soares Braga de Farias, gerente da Rodoviária Engenheiro Cássio e Sá, a rodoviária central de Cuiabá.
Ele conta que cerca de 5 mil pessoas passavam pelo terminal diariamente antes da pandemia. Do total, cerca de 2 mil eram para embarque e o restante eram para desembarque, uso dos serviços do local e parentes de viajantes.
No ano passado, no pico da doença, a redução chegou a 98% do total habitual. Agora, aos poucos está se recompondo. Atualmente, a movimentação está em 60% do que era registrado antes da covid.
Para o gerente, a retomada das viagens tem relação com o andamento da campanha de vacinação e a ampliação das ações educativas sobre as formas de prevenção. Ele conta que as máscaras, por exemplo, já foram incorporadas à rotina das pessoas, bem como as medidas de higiene.
De qualquer forma, Farias esclarece que todos os funcionários do terminal foram capacitados e estão em vigília constante para exigir o uso de máscaras. Também há disponibilidade de álcool gel, sabão e lugares para lavar as mãos.
No interior dos veículos, as pessoas são orientadas a não tirar a máscara em nenhum momento e esperar para se alimentar nos pontos de parada.
Feriado
Agora, com o feriado prolongado de 4 dias, a movimentação tende a melhorar um pouco mais, avalia o gerente. Ele disse que muitos estão buscando o terminal e, no caso das viagens intermunicipais, as mais procuradas são em direção a região de Sinop e Rondonópolis.
Já no caso das interestaduais, o trajeto preferido pelos usuários é Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Fonte: O Livre