MT registra o primeiro caso de coronavírus; falta a contraprova

Fonte:

O primeiro caso do novo coronavírus foi confirmado na manhã desta segunda-feira (16.03), em Cuiabá. O paciente, que não tem a identidade revelada, tem 48 anos e foi atendido no hospital Santa Rosa, na capital, com sintomas semelhantes ao do Covid-19. A primeira prova confirmou a infecção viral.

De acordo com o hospital, o paciente segue estável e está sendo monitorado e em isolamento dentro da própria unidade de saúde. “No momento está realizando exames diagnósticos para avaliar uma possível internação, seguindo protocolos do Ministério da Saúde”, disse a assessoria do hospital.

O paciente é morador de Cuiabá e voltou recentemente de uma viagem à Itália. O caso foi notificado para a Vigilância Epidemiológica do Estado e aguarda o resultado da contraprova pela Secretaria de Estado de Saúde.

“A equipe assistencial do Pronto Atendimento do Santa Rosa seguiu com rigor os protocolos adotados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar em relação ao Covid-19 – todos baseados nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde”, diz um trecho da nota da assessoria do hospital.

Mais casos

Em Mato Grosso, de acordo com o Ministério da Saúde, há 14 casos suspeitos em investigação. Em todo o país, já foram confirmados 234 casos do novo coronavírus. É mais do que o dobro de três dias atrás. Na sexta-feira (13), o total passou de 100 pela primeira vez e agora já ultrapassa os 200. Ontem, o balanço registrou 200 pessoas infectadas.

São Paulo é responsável por mais da metade dos casos (152). Em seguida vêm Rio de Janeiro (31), Distrito Federal (13), Rio Grande do Sul (8), Santa Catarina (7), Paraná (6) e Minas Gerais (5).

Contraprova

O exame solicitado pelas autoridades mato-grossenses para comprovar o teste positivo para coronavírus em paciente de Cuiabá só deverá ficar pronto em sete dias. Este é o prazo que os laboratórios nacionais têm dado para confirmar a doença. Só a partir desta contraprova é que o Ministério da Saúde passa a considerar um paciente como infectado.

Para a autoridade sanitária do Estado, o resultado positivo para o vírus somente será considerado após a realização de contraprova. Diante disso, equipes da Vigilância em Saúde do Município e do Estado estiveram nesta tarde coletando material do referido paciente. As amostras foram enviadas para um laboratório de São Paulo, que só deve divulgar o resultado nos próximos sete dias.

Oficialmente, o Ministério da Saúde só contabiliza casos após esta contraprova.

O paciente de Cuiabá, um homem de 48 anos, encontra-se internado no Hospital Santa Rosa. De acordo com o hospital, ele apresenta sintomas semelhantes ao do Covid-19, sendo que a infecção viral foi confirmada em uma primeira prova do teste PCR em tempo real. O paciente esteve recentemente na Itália e segue monitorado em isolamento respiratório.

Fonte: O Livre/Olhar Direto