Museu é reaberto com três exposições em Cuiabá

Fonte:

A obra de restauração do Museu da Imagem e do Som (Misc), em Cuiabá, será entregue em uma solenidade às 19h desta terça-feira (5). A programação conta com exposições, apresentações musicais, homenagens a personalidades que ajudaram construir a história do museu ao longo dos anos.

Segundo a Prefeitura de Cuiabá, toda obra de restauração do Misc compreendeu a parte de pintura, troca da instalação elétrica, pavimentação e revestimento de pisos, paredes e instalação de equipamentos de combate a incêndios.

A obra faz parte do programa ‘Agora é Avançar’ do Governo Federal, que visa a retomada de obras em todo país. No total, foram investidos cerca de R$ 732 mil na obra.

Dentro do projeto dos programas, também estão em execução outras nove ações em Cuiabá, além da restauração da casa Barão de Melgaço, atual sede do Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso (IHGMT) e da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), concluída em maio de 2017.

Programação

Além das salas de exposição permanente, o espaço contará com três exposições na reinauguração.

A primeira é uma apresentação dos 25 anos do tradicional grupo folclórico de Cuiabá: o Flor Ribeirinha. A mostra traz imagens, vídeos, figurinos e elementos instrumentais do Siriri.

A segunda é um acolhimento da cultura africana, com a exposição de esculturas em madeira “A Mulher Flor”, do artista Hermínio Nhamtumbo. Há dois meses no Brasil, Hermínio retrata em sua arte não só a beleza da mulher, mas também a sua valorização na sociedade.

A terceira exposição, que vem entoada pelo título “Baú de Histórias”, vai contar sobre as nossas raízes e quando o resgate do patrocínio histórico impacta no desenvolvimento atual.

As mostras ficam expostas durante 30 dias e o público pode visitá-las durante todo o dia.

A solenidade ainda contará com uma apresentação especial do projeto Piano Gente. Ao som do grupo Tiro, a população será contemplada com uma apresentação de Jazz. Outra atração musical da noite ficará por conta do grupo Camareta, com o som de instrumentos de cordas.

Durante o evento também serão feitas algumas homenagens a personagens que ajudaram na construção do Misc, como o historiador Aníbal Alencastro. Nos registros do Museu, Aníbal é um dos principais colaboradores do espaço.

Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Pappazian” (MISC) – O Museu da Imagem e do Som de Cuiabá “Lázaro Pappazian” (MISC), foi criado em 2006 para ser um centro de imagem e som das culturas de Cuiabá em Mato Grosso.

A criação do museu tem como objetivo preservar a memória da vida cuiabana e mato-grossense. Por meio do acervo que possui, fornece elementos para a pesquisa sobre a história de Cuiabá e valorizar a diversidade cultural da cidade. No local são apresentadas exposições, mostras de fotografia e vídeos.

Horário de funcionamento

O Museu da Imagem e do Som (Misc) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Fonte: Folhamax