Em funcionamento há 50 anos, a Escola Estadual Nilo Póvoas, em Cuiabá, não receberá alunos para o ano letivo de 2020. Os estudantes matriculados serão transferidos para a Escola Plena Antônio Epaminondas, no bairro Baú.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a mudança é necessária porque o espaço atual na unidade estava ocioso. O prédio comporta mais de mil alunos e estava atendendo menos de 200. O espaço é dividido em dois pisos, o de baixo abriga a Escola Estadual Barão de Melgaço e, no superior, funcionava a Nilo.
As unidade foi construída a 50 anos e em 2017 passou por revitalização para ser transformada em escola plena, com atividades em tempo integral.
A Escola Barão continuará utilizando o prédio de dois andares. A Seduc não informou o que será feito no espaço deixado pela Nilo.
Outro lado
A Secretaria de Estado de Educação informa que está fazendo processo de reordenamento da rede estadual, visando otimizar os recursos financeiros, potencializar os espaços, melhorar a estrutura física das unidades e a demanda do atendimento aos alunos.
O prédio da Nilo Póvoas possui 12 salas de aula e capacidade para atender cerca de mil alunos, no entanto, atualmente, atende cerca de 130 alunos em tempo integral. Diante disso, a Seduc decidiu pelo remanejamento dos alunos da Escola Nilo Póvoas para a Escola Estadual Antônio Epaminondas, localizada no bairro Lixeira, em Cuiabá, que também oferta o ensino médio em tempo integral.
A Escola Estadual Antônio Epaminondas tem oito salas de aula e atende em média 200 alunos e o prédio tem capacidade para atender cerca de 700 alunos nos três turnos.
A partir de 2020, as vagas de matrículas serão disponibilizadas na EE Antônio Epaminondas, que vai ofertar o ensino fundamental nos anos finais (7º ao 9º ano) e ensino médio em tempo integral.
A Seduc ressalta que boa parte dos alunos atendidos na escola Nilo Póvoas são oriundos de outros bairros e não somente do bairro Bandeirantes onde a unidade escolar está localizada.
Os professores efetivos e profissionais efetivos da Escola Nilo Póvoas também serão absorvidos pela escola Antônio Epaminondas.
Fonte: Gazeta Digital