No dia da comemoração dos 300 anos de Cuiabá, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), através do programa de extensão “Física na Nuvem” do Instituto de Física (IF) realiza o Minicircuito de Astronomia “Descobrindo o Céu de Cuiabá”. Observação do céu da Capital está prevista no evento.
A programação tem início na segunda-feira, 08 de abril, às 8h30 e as atividades são gratuitas. Só é necessária a realização de inscrição prévia para as oficinas. A programação é aberta à sociedade geral e para um público diversificado.
Evento conta com oficinas para diversos públicos, como montagem de telescópios caseiros e de nebulosas em garrafinhas, além de mostras e palestras envolvendo a temática.
“Para a comunidade é importante pois é um dos poucos eventos científicos de Cuiabá. Esse é um dos poucos momentos em que a comunidade adentra a UFMT para ouvir e discutir temas tão ricos e empolgantes como a astronomia, ouvir sobre galáxias, buracos negros, nebulosas, sobre o Universo”, explicou o professor Elvis Lira da Silva, coordenador do evento.
Oficinas
Montagem de Foguete de Garrafa PET
Montagem de Nebulosas em Garrafinhas
Descobrindo o Sistema Solar
Montagem de Telescópios Galileanos Caseiros
Descobrindo os anéis de Saturno e Fases da Lua
Fenômenos Óticos: Holograma Virtual
Fenômenos Óticos: Óculos Google Cardboard
Slime Astronômico, uma espécie de massa viscosa que tem encantado a criançada
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615 8730. Inscrições podem ser feitas aqui.
Fonte: Gazeta Digital