Os 52 quilômetros da obra do Contorno Norte de Cuiabá e Várzea Grande, mais conhecido como Rodoanel, que irá interligar as rodovias federais BR-163 e BR-364, deverão ser licitados em 2017. A previsão do Governo de Mato Grosso é que R$ 800 milhões sejam investidos para a conclusão da obra iniciada há oito anos, que receberá asfalto de concreto que tem durabilidade de 30 anos, em substituição ao asfalto tipo CBUQ de apenas 10 anos.
Ainda não há uma data para a obra ser licitada, segundo a Secretaria de Estado e Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra). Um novo anteprojeto para os 52 quilômetros de pista dupla foi elaborado pela Secretaria, com base em considerações técnicas da superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em Mato Grosso.
“A Sinfra pretende lançar a licitação no modelo do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que é apontado como mais ágil em relação à tradicional licitação para a contratação da empresa, e assegura com mais celeridade o início da obra. No RDC, a empresa vencedora deverá executar a obra e apresentar o projeto executivo com base nos parâmetros definidos pelo governo”, afirma a Secretaria.
A obra é resultado de um convênio firmado entre Governo de Mato Grosso e Federal e promete desafogar o trânsito de veículos na região metropolitana de Cuiabá.
O Rodoanel está em meio ao pacote de 66 obras rodoviárias do Pró-Estradas Vale do Rio Cuiabá e é tratado como uma das prioridades do Governo de Mato Grosso. Além de ligar a BR-364 e BR-163, o contorno ainda cruzará e dará acesso às rodovias estaduais MT’s-400, 010, 251 e a 030.